Na tarde de ontem, 22 de maio de 2025, a Academia Militar, na Amadora, viveu uma cerimónia religiosa de profundo significado para a comunidade castrense. O Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Sérgio Dinis, presidiu à celebração dos Sacramentos de Iniciação Cristã que reuniu 59 crismandos e 5 adultos que receberam os três sacramentos – Batismo, Eucaristia e Crisma.
A cerimónia contou com a presença das mais altas patentes da Academia Militar, incluindo o General Comandante, Major-General Lino Gonçalves, o Segundo Comandante, Brigadeiro-General Joselino Ferreira, o Diretor de Ensino, Coronel Cardoso, e o Comandante do Corpo de Alunos, Coronel Vítor Borges, entre outras individualidades. O Capelão da Academia Militar, Padre Ricardo Barbosa, coordenou a liturgia..
Na sua homilia, intitulada “Um amor que transforma”, D. Sérgio Dinis dirigiu-se especialmente aos jovens crismados, destacando a importância do dia como “um momento de graça e de decisão”. Partindo do Evangelho de São João (“Permanecei no meu amor”), o prelado sublinhou que seguir Cristo não se trata de “um convite sentimental ou religioso, mas uma verdadeira proposta de vida”.
“Jesus não nos oferece um conjunto de regras frias, mas uma relação viva, alegre e exigente”, afirmou o Bispo Castrense, acrescentando que o amor cristão se manifesta no compromisso concreto com Deus e com o próximo. Recorrendo à segunda leitura (1Cor 12,3b-7.12-13), D. Sérgio lembrou que cada um dos presentes, com seus talentos e limitações, é “único e insubstituível” no Corpo de Cristo que é a Igreja.
A primeira leitura (At 15,7-21) serviu ao Ordinário Castrense para destacar a importância do discernimento comunitário na vida da Igreja, comparando os desafios da Igreja primitiva com os que se colocam aos cristãos hoje. “Num tempo tão plural e desafiante, a vossa geração, com sede de sentido e liberdade, é parte ativa desta renovação”, afirmou, dirigindo-se aos crismandos.
O momento mais emocionante da celebração foi a administração dos sacramentos, particularmente o batismo dos cinco adultos que, mergulhados na água baptismal, fizeram sua profissão de fé perante a comunidade. Seguiu-se a crisma dos 59 jovens, que receberam a unção com o óleo do Crisma como sinal do dom do Espírito Santo.
Na conclusão da cerimónia, D. Sérgio Dinis exortou os novos crismados a serem “cristãos com alma, com convicção, com liberdade”, lembrando-lhes que “a Igreja caminha convosco e Cristo vai à vossa frente”. O evento terminou com um sentimento de júbilo entre os participantes, marcando um dia memorável na vida espiritual da comunidade castrense portuguesa.