No passado dia 11 de Abril, inicio da Semana Santa deste ano de 2022, o Instituto dos Pupilos do Exército teve a sua Celebração Pascal na Igreja da Força Aérea.

Os alunos e alunas da catequese, prepararam a Igreja como Cenáculo da Última Ceia, onde Jesus terá comido a Páscoa com os Apóstolos: uma mesa baixa onde estavam dispostos 12 aluno(a)s sob a presidência do capelão, pe. Diamantino Teixeira.

Na mesa, para além do Pão e do Vinho, estavam também os alimentos rituais da Páscoa judaica, que por certo estiveram presentes na mesa da Ceia Pascal: cordeiro assado, ervas amargas, pães ázimos. Iluminada pelas velas do menorá e decorada com ramos de oliveira e alecrim em memória do domingo de ramos que se havia celebrado no dia anterior na liturgia da Igreja. Um jarro com água e uma toalha referente ao rito do lava-pés, dispostos aos pés da mesma mesa.

Perante a riqueza dos símbolos apresentados, o capelão, na homilia, fez uma catequese sobre o verdadeiro significado da Páscoa, desde a libertação dos Hebreus da escravidão do Egipto, até ao Cenáculo da Última Ceia do Senhor.

Encheu-se a igreja com aluno(a)s, professores, militares, civis e alguns familiares. O Grupo Coral do IPE animou a celebração com cânticos apropriados, e pediU-se Paz para o mundo,
principalmente para a Ucrânia.

Terminou a celebração com o Hino do IPE, dando-se assim a cerimónia por encerrada e marcando também o inicio de uns dias de merecido descanso, neste período pascal que se anuncia.