Realizou-se hoje, 9 de setembro, no Salão Nobre da Direção de Finanças, em Lisboa, a cerimónia de despedida do SMOR INF RES Eugénio Realinho Farinha Palha.
Presidiu o Excelentíssimo Diretor de Serviços de Pessoal, Brigadeiro General Henrique José Pereira dos Santos, numa singela homenagem onde também estiveram presentes o Capelão Adjunto para o Exército, Pe. António Loureiro, o Capelão do Instituto dos Pupilos do Exército, Pe. Diamantino Teixeira, o Capelão do RAAA1, Pe. Fernando Monteiro, o SMOR Cunha e o SCH Esteves, Adjunto do CARE.
O Sargento-Mor de Infantaria Eugénio Realinho Farinha Palha foi incorporado em 26 de maio de 1981, no Regimento da Artilharia de Costa. Em 20 de setembro de 1982 Ingressou na Escola de Sargentos do Exército para frequentar o 11º curso de sargentos do QP.
Durante a sua carreira esteve colocado na Escola Militar de Eletromecânica, no Centro de Instrução de Artilharia Antiaérea de Cascais, no Batalhão de Infantaria Mecanizado, no Regimento de Infantaria N.º1, na Direção de Administração e Mobilização do Pessoal, na Escola Prática de Infantaria e na Direção de Serviços de Pessoal.
Nestas Unidades desempenhou as mais variadas funções das quais se destacam:
-Socorrista na Escola Militar de Eletromecânica e no Centro de Instrução de Artilharia Antiaérea de Cascais;
-Auxiliar de Instrução da 6ª Companhia de Instrução do II Batalhão de Instrução no Curso de Oficiais Milicianos / Curso de Sargentos Milicianos -1ºTurno/84 na EPI;
-Desempenhado sucessivamente funções de Comandante de Secção Anti-Carro, Secção de Reconhecimento e de Sargento P.C.T. do Batalhão de Infantaria Mecanizado;
-Adjunto Administrativo da 1ª Companhia de Atiradores no Regimento de Infantaria N.º 1;
-Desempenhou funções na Secção de Logística do Regimento de Infantaria N.º 1;
-Adjunto do Comando da Companhia de Comando do Batalhão de Comando e Serviços do Regimento de Infantaria N.º 1;
-Adjunto do Comando da 1ª Companhia de Atiradores do Batalhão Operacional do Regimento de Infantaria N.º 1;
-Desempenhou funções na elaboração Ordem do Exército 3.ª Série da Repartição de Sargentos da Direção de Serviços de Pessoal;
-Amanuense na Chefia do Serviço de Assistência religiosa do Exército/ DASP ;
-Adjunto da Chefia de Assistência Religiosa da Direção de Serviços de Pessoal;
-Adjunto do Diretor de Serviços de Pessoal em regime de substituição;
-Adjunto do Chefe do Centro de Assistência Religiosa do Exército da Direção de Serviços de Pessoal.
– Assessor do Chefe do Centro de Assistência Religiosa do Exército da Direção de Serviços de Pessoal.
Foi condecorado com as seguintes Medalhas: Medalha de Comportamento Exemplar grau cobre, prata, ouro, Medalha D. Afonso Henriques 3ª classe, Medalha de Mérito Militar 4ª classe e Medalha de Serviços Distintos grau Cobre.
Da sua folha de matrícula constam 2 referencias elogiosas e 11 louvores, 5 dos quais de Oficial General.
Demonstrou em todos os atos de serviço, um extraordinário empenho, elevada competência profissional, notável capacidade de trabalho, abnegação, disciplina, lealdade e camaradagem.
Com a sua conduta contribuiu para o cumprimento da Missão e prestígio do Exército.
O Sargento Mor de Infantaria Eugénio Realinho Farinha Palha passou à situação de reserva em 07 de novembro de 2010. Transitando para a situação de efetividade de serviço na reserva desde essa data.
No dia 14 de setembro deste ano cessa a prestação de serviço efetivo na situação de reserva.
O Ordinariato Castrense agradece o prestigioso trabalho que o SMOR Palha prestou no Serviço de Assistência Religiosa do Exército, desejando-lhe as maiores felicidades.