O Comando Metropolitano do Porto (COMETPOR) assinalou hoje o seu 158.º aniversário com uma série de cerimónias que reforçaram a ligação da força de segurança à comunidade.
As celebrações tiveram início com o hastear da Bandeira Nacional nas instalações do COMETPOR, no edifício do Aljube, um momento simbólico que reuniu oficiais, chefes, agentes e pessoal técnico de apoio.
A importância do evento foi sublinhada pela presença do Comandante Metropolitano do Porto, o Superintendente Victor Rodrigues.
O ponto alto das comemorações foi uma cerimónia religiosa na icónica Igreja de Santa Clara, no Porto. A Missa foi presidida pelo Capelão Adjunto da PSP, Padre Luís Leal. Na sua homilia, o Padre Leal fez uma analogia entre a missão da polícia e o evangelho da Transfiguração do Senhor, comparando os desafios diários dos agentes a uma “subida ao monte”. O sacerdote destacou que cada missão policial, apesar das dificuldades, tem como objetivo uma “mudança da comunidade que se quer transfigurada”, reconhecendo o papel fundamental da PSP na construção de uma sociedade mais segura e pacífica.




