Terminou hoje, 26 de maio, a 64.ª Peregrinação Militar Internacional a Lourdes
Este grande evento que reuniu militares de cerca de 40 países, teve o seu início na passada sexta-feira e concluiu-se hoje com a Missa Internacional na Basílica de S. Pio X, que acolheu os 15.000 peregrinos inscritos de todas as representações nacionais, entre as quais de Portugal.
Presidiu o Bispo Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado da Santa Sé.
No sábado à noite, às 21h, a Procissão de Velas e Recitação do Rosário em diversas Línguas, encheu o recinto do Santuário Mariano de luz com mais de 20.000 pessoas.
“… Et que l’on y vienne en procession” – “… e que venham em procissão”, que reflete a importância da união e do ato de caminhar juntos., foi o tema desta 64.ª PMI a Lourdes, que foi acompanhada pelo Tenente-General PILAV Sérgio da Costa Pereira, Comandante do Pessoal da Força Aérea, em representação do Ministro da Defesa de Portugal.
Seis Capelães Militares acompanharam os 150 peregrinos dos três Ramos das Forças Armadas – Marinha, Exército e Força Aérea – Guarda Nacional Republicana e seus familiares.
A Força Aérea Portuguesa foi, este ano, responsável pela representação Nacional, tendo a seu cargo a escolta ao Estandarte Nacional. A Fanfarra da Força Aérea acompanhou os peregrinos, permitindo que Portugal se fizesse notar com a perfeição das suas interpretações musicais.
Ao Coral e Quarteto de Cordas da Guarda Nacional Republicana coube a animação litúrgica da Eucaristia para os portugueses, sábado de manhã e, pela primeira vez , na Missa Internacional, permitiram que Portugal participasse com o seu profissionalismo, entoando o cântico Nossa Senhora do Carmo, que tão bem soube marcar a presença dos portugueses neste evento único em que militares de todo o mundo se unem para rezar pela Paz.