Clervaux, Luxemburgo – A Conferência Internacional Preparatória da 64ª Peregrinação Militar Internacional (PMI) a Lourdes terminou hoje

O evento aconteceu de 3 a 7 de outubro e reuniu delegações de 19 países, incluindo Portugal.

A Peregrinação Militar Internacional a Lourdes é considerada a maior peregrinação internacional de militares a um Santuário Mariano e terá lugar nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2024. Em 2023 o evento juntou 14.000 militares de 41 países, que viajaram até Lourdes para rezar pela paz.

O Bispo das Forças Armadas Francesas, Mgr Antoine de Romanet, esteve presente na conferência, que teve como objetivo discutir os detalhes e pormenores da peregrinação. Durante o evento, foi apresentado o Programa Internacional e os países responsáveis pela organização de cada uma das atividades. Itália, Espanha e Portugal são os países responsáveis pela Missa Internacional na Basílica de São Pio X, no domingo, último dia da PMI.

O tema escolhido para a 64ª PMI a Lourdes é “… que l’on y vienne en procession.”, que significa “…que venham em procissão.” Este tema reflete a importância da união e do ato de caminhar juntos em direção ao Santuário de Lourdes.

O Programa da 64.ª PMI a Lourdes é o seguinte:

Sexta-feira, 24 de maio de 2023

11h30 Cerimónia Militar Internacional
Esplanada do Rosário

15h30 Conferência Internacional das autoridades
Hemiciclo Santa Bernadette

17h00 Procissão Eucarística
Basílica de São Pio X (Bênção dos doentes e Confissões)

21h00 Abertura Internacional do 64.ª PMI
Basílica de São Pio X

Sábado, 25 de maio de 2022

14h00 International Challenge
Pradaria do Santuário

14h30 Festival de músicas militares na cidade

18h30 Cerimónia de Homenagem aos Mortos
Na cidade de Lourdes

21h00 Procissão Mariana

Domingo, 26 de maio de 2022

09h30 Missa Internacional
Basílica de São Pio X

11h30 Foto dos chefes de delegações com suas bandeiras (guarda + porta-bandeira)
Esplanada do Rosário

14h30 Adeus
Basílica de São Pio X

20h30 Concerto da música da delegação alemã
Santa Bernadette

21h00 Concerto da música da delegação italiana
Basílica de São Pio X

A história da Peregrinação Militar Internacional remonta a 1947, quando o padre francês André Besombes convidou o padre alemão Ludwig Steger para acompanhá-lo à gruta de Lourdes. Ambos os sacerdotes tinham atuado como capelães militares em seus respetivos países durante a Segunda Guerra Mundial. A peregrinação foi oficialmente inaugurada como evento internacional em 1958, quando o Padre Steger levou consigo um grupo significativo de militares alemães. Desde então, a peregrinação tem-se destacado como um símbolo de paz e reconciliação entre nações e militares.

O Programa Nacional de Portugal para a peregrinação será depois apresentado aos participantes.

A 64ª PMI a Lourdes promete ser um evento de grande importância e significado, reunindo militares de todo o mundo em união e devoção.