A Conferência Internacional Preparatória (CIP) para a 66.ª Peregrinação Militar Internacional (PMI) a Lourdes, a realizar em maio de 2026, teve início hoje, segunda-feira, 6 de outubro, em Cracóvia, Polónia. O evento, que decorre até à próxima sexta-feira, dia 10 de outubro de 2025, reúne delegações de diversos países para definir o programa, responsabilidades, e insígnias da próxima edição da PMI.
Portugal está representado na conferência pelo Capelão Fernando Monteiro, que é o Chefe da Delegação, e pelo Capelão António Santiago.
O primeiro dia, 6 de outubro, foi dedicado ao registo dos participantes no Centro de Retiro dos Capelães Diocesanos (CRCD) e terminou com a inauguração oficial da CIP no Hotel Badura, em Wadowice, presidida pelo Bispo das Forças Armadas Francesas, Mgr Antoine de Romanet de Beaune.
O programa é extenso e inclui sessões de trabalho focadas na programação da PMI 2026, no trabalho sobre as cerimónias e na votação da insígnia da 66.ª edição, com a assinatura das Delegações presentes a ocorrer na quinta-feira.
Além das reuniões, a agenda prevê um forte componente cultural e espiritual, destacando-se:
• Terça-feira, 7 de outubro: Visita à Casa Papal em Wadowice, cidade natal de São João Paulo II, e Missa na Basílica da Apresentação de Maria.
• Quarta-feira, 8 de outubro: Visita à Cidade Velha de Cracóvia, incluindo o Castelo Real de Wawel, culminando com uma Missa solene na Catedral de Wawel.
• Quinta-feira, 9 de outubro: Visita ao Santuário da Divina Misericórdia e ao Santuário de São João Paulo II, em Lagiewniki, Cracóvia. O dia encerra com um Jantar de Gala.
A conferência termina na manhã de sexta-feira, 10 de outubro, após o pequeno-almoço e uma Eucaristia, dando tempo livre aos participantes antes da partida.
A Peregrinação Militar Internacional a Lourdes é um encontro anual de militares de todo o mundo, com o objetivo de promover a paz e a fraternidade através da oração e da reflexão, sendo a CIP um passo crucial na sua organização.





