O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, atribuiu um público louvor ao Rev.mo Coronel Capelão António Rodrigues Borges da Silva, em reconhecimento pelo seu serviço exemplar como Capelão-Adjunto da Guarda Nacional Republicana (GNR) desde 22 de dezembro de 2022. A proposta de distinção partiu do anterior Administrador Apostólico da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério, destacando a sua dedicação, profissionalismo e elevado sentido de missão.

No documento, o Ministro sublinha não apenas as virtudes pastorais do sacerdote e o espírito militar do coronel, mas também as suas excecionais qualidades humanas, que lhe granjearam o respeito e admiração de todos os que com ele serviram.

“Imbuído de um forte sentido de honra e dignidade, o Padre António Borges da Silva soube, com humildade e disponibilidade, extrair o melhor de cada um, conquistando carinho, respeito e profunda amizade.”

Formado em sólidos princípios humanistas, o Coronel Capelão destacou-se pela ética de serviço, tolerância e capacidade de trabalho, estando sempre disponível para apoiar militares e funcionários, seja em questões profissionais ou pessoais. A sua postura atenta e afetuosa valeu-lhe o reconhecimento unânime daqueles que com ele privaram no dia a dia.

O louvor realça ainda o seu contributo decisivo para o prestígio e eficiência da GNR, das Forças de Segurança e do Ministério da Defesa Nacional, tornando-o merecedor desta distinção pública.