O Salão Nobre do Comando do Pessoal, no Porto, acolheu hoje a cerimónia de despedida do Coronel António Loureiro, do Serviço de Assistência Religiosa (SAR), que passa à situação de reforma.
A cerimónia foi presidida pelo Tenente-General AGE Boga Ribeiro, Comandante do Comando do Pessoal, e contou com a presença do Brigadeiro-General Bento Soares, do Brigadeiro-General Dias Martins (Diretor da DSP), uma delegação de Oficiais do GabAGE e DSP/Sargentos/Praças, e sete Capelães da Área Pastoral do Norte.
O Coronel Loureiro ingressou no Exército em 1991 e, ao longo da sua carreira, serviu em diversas Unidades, Estabelecimentos e Órgãos. Destacam-se as suas passagens pelo Regimento de Infantaria 13, Brigada Ligeira de Intervenção; Regimento de Artilharia 5; Centro de Tropas de Operações Especiais; e DSP.
Ainda como Tenente, integrou o 1.º BIAT/AGR ALFA/SFOR no Teatro de Operações da Bósnia-Herzegovina (1998-1999). Posteriormente, integrou a UnEng4/FND/BLI/UNIFIL em missão no Líbano (2008).
Em 2019, foi nomeado Capelão Adjunto para o Exército e, em 2023, assumiu o cargo de Vigário-Geral do Ordinariato Castrense de Portugal.
Da sua folha de serviços constam seis louvores e duas referências elogiosas. Foi condecorado com as seguintes medalhas:
* Medalha Cruz de São Jorge de 2.ª Classe;
* Medalha D. Afonso Henriques de 2.ª Classe;
* Medalha D. Afonso Henriques de 3.ª Classe;
* Medalha Comportamento Exemplar (Graus Cobre, Prata e Ouro);
* Medalha Comemorativa das Comissões de Serviços Especiais das Forças Armadas.
O Coronel Loureiro passa à situação de reforma no dia 23 de maio de 2024, com 32 anos e 263 dias de serviço e 62 anos de idade.
Na sua intervenção, o Tenente-General Boga Ribeiro destacou o empenho e espírito de bem servir do Capelão Loureiro ao longo da sua carreira.
Nas suas palavras de despedida, o Capelão agradeceu a todos os que o apoiaram ao longo da sua carreira, destacando o empenho e a gratidão como palavras-chave. Expressou a sua gratidão pela oportunidade de servir o Exército e pelas amizades que fez ao longo do caminho.
Durante a cerimónia, foi-lhe entregue a Placa do Exército. Após a cerimónia, todos os presentes foram convidados para um almoço de confraternização.