A Academia Militar está a realizar, até 16 de abril, o primeiro Curso de Promoção a Capitão, frequentado por dois Capelães.

Através de formadores provenientes da Capelania-Mor e dos Centros de Assistência Religiosa dos Ramos e/ou Forças de Segurança, vão ser ministrados vários temas, fundamentais à preparação dos formandos para o seu relacionamento com os destinatários do Serviço de Assistência Religiosa nas Forças Armadas e nas Forças de Segurança.

O foco principal do curso foi orientado para os temas candentes da relação com o Universo de destinatários da Missão do Serviço de Assistência Religiosa, nomeadamente nos campos da ética, da sociologia, da psicologia, do direito, das novas tecnologias, dos comportamentos dependentes, da pastoral, das novas tecnologias, do ecumenismo, dos processos de diálogo e de comunicação, sem esquecer a gestão de recursos humanos, a orgânica e o plano estratégico de cada Ramo das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

Atualmente, os Capelães desempenham funções na Forças Armadas e nas Forças de Segurança em Regime de Contrato, pelo que apenas os Capelães que venham a desempenhar funções de tutela do Serviço de Assistência Religiosa poderão ascender a postos superiores a Capitão, encontrando-se nestas circunstâncias os dois formandos, os padres António Santiago e José Costa.

https://academiamilitar.pt/curso-de-promocao-a-capitao-de-capelaes.html?fbclid=IwAR1aQq52vrgbQDzHZH9HWnjCvEli-Mwv23vk6bSSVSX3KmfSKkhRh24-_WQ