Realizou-se hoje, 25 de março, no edifício do Ministério da Defesa Nacional, a reunião do Conselho Presbiteral da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança.
O Conselho Presbiteral é um dos órgãos consultivos do Bispo, D. Rui Valério, para os assuntos relacionados com o governo da Diocese. Dele fazem parte capelães dos três Ramos das Forças Armadas e das Forças de Segurança e ainda um membro em representação dos capelães reformados. São eles: o pe. José Ilídio, Vigário Geral Castrense e Capelão Adjunto para a Marinha, pe. Jorge Matos, Capelão Adjunto para o Exército, pe. Joaquim Martins, Capelão Adjunto para a Força Aérea, pe. Agostinho Freitas, Capelão Adjunto para a Guarda Nacional Republicana, pe Jorge Almeida, Vigário Judicial Castrense, pe Joaquim da Nazaré Domingos, capelão do HFAR, pe. António Borges, capelão da Academia Militar, pe. Ricardo Barbosa, capelão do RC6 de Braga, pe. Fernando Monteiro, Chanceler do Ordinariato Castrense e o pe. António Teixeira, capelão Aposentado. Esteve também presente o pe. Loureiro, próximo Capelão Adjunto para o Exército.
Depois da oração inicial, seguindo os pontos da agenda, fez-se uma avaliação do caminho percorrido desde a última reunião e propostas de ação pastoral.
Os problemas do presbitério e modos de os solucionar, a integração da Diocese nas dinâmicas das outras 20 Dioceses de Portugal, o próximo Curso de Capelães, a implementação de uma Cáritas Diocesana, as futuras instalações do Ordinariato, o Plano Pastoral para o próximo ano, visitas pastorais, considerações acerca da Peregrinação Militar a pé a Fátima entre muitos outros assuntos, ocuparam toda a manhã e parte da tarde, desta que foi a primeira reunião deste ano.
Ficou agendada a próxima para o dia 4 de junho de 2019.