D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, visitou hoje, 17 de dezembro, o Campo Militar de Santa Margarida.

“Mais Natal, menos festa”, foi este lema que esteve na base das festividades do Campo Militar de Santa Margarida.

Tendo em conta as limitações da presente situação pandémica, assinalou-se o Natal com vários eventos que por razões óbvias não contemplaram os habituais ajuntamentos .

Considerou-se a visita do Responsável pelo Ordinariato Castrense um dia marcante nas festividades, que muito honrou  militares e civis que prestam serviço naquele Campo Militar.

A Eucaristia Festiva, concelebrada pelos capelães Paulo Carmo e António dos Santos Oliveira, integrou o gesto simbólico do acolhimento das duas imagens de Nossa Senhora de Fátima que peregrinaram com as Forças  recentemente  chegadas, uma do Afeganistão e outra do Iraque.

No final da Eucaristia foi  entregue uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima à  6.ª Força Nacional Destacada que será projetada para o Afeganistão em janeiro de 2021.

A estes militares, o Sr Bispo teve a oportunidade de dirigir uma palavra de apreço pelo serviço  prestado em prole da paz em missões internacionais, partilhando uma  experiência pessoal, em campo de missão, do apreço às forças portuguesas em particular.

A 6FND/AFG integra 170 militares, sendo 154 da Força de Reação Rápida e 16 militares do Elemento de Apoio Nacional, provenientes da Zona Militar dos Açores, da Zona Militar da Madeira e da Brigada Mecanizada. Esta Força assumirá a missão de contribuir para a segurança do Aeroporto Internacional de Hamid Karzai, em Cabul.