Bispo do Ordinariato Castrense apela à unidade e ao espanto diante do mistério de Deus, sob o lema “Firmes na Fé, Unidos na Missão”

O Mosteiro da Batalha acolheu, hoje, dia 24 de junho, pelas 11h00, a Celebração Eucarística do Exército, sob o lema “Firmes na Fé, Unidos na Missão”. A celebração foi presidida por D. Sérgio Dinis, Bispo do Ordinariato Castrense de Portugal, numa cerimónia que reuniu altas patentes militares, autoridades civis e representantes das Forças e Serviços de Segurança.

Na sua homilia, D. Sérgio Dinis partiu da figura de São João Batista para refletir sobre o chamamento e a missão de cada militar. “O Senhor chamou-me desde o ventre materno”, recordou o Bispo, citando o profeta Isaías, sublinhando que, “antes de sermos filhos de Portugal, antes de vestirmos qualquer uniforme, já éramos conhecidos de Deus”.

O Prelado destacou que a vocação de João Batista, de se orientar inteiramente para Cristo, é também um chamamento para os militares: “ir à frente, preparar o terreno, semear o bem que o Senhor há de colher”. Recordou ainda, com particular emoção, os militares que partiram em missões e não regressaram, afirmando que o sacrifício eucarístico “acolhe a entrega deles, une-a à sua própria oferta, e devolve-a transfigurada”.

D. Sérgio Dinis apelou ainda à capacidade de espanto e contemplação no meio da rotina do serviço militar, alertando que “sem espanto (…) perdemos a capacidade de reconhecer os sinais discretos, mas reais, da presença de Deus quando Ele passa”.

Retomando o lema da celebração, o Bispo do Ordinariato Castrense relacionou a unidade pedida ao Exército com as palavras do Papa Leão XIV, recordando que “a verdadeira unidade não nasce de todos serem iguais”, mas de cada um assumir a sua parte, “sabendo que a força vem do Senhor”. “Unidos não apesar das diferenças, mas através delas”, concluiu.

A celebração contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, do Tenente-General João Boga Ribeiro, Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, e do Tenente-General Paulo Maia Pereira, Chefe da Casa Militar da Presidência da República. Estiveram igualmente presentes o Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Doutor André Sousa, o Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General Joaquim Chito Rodrigues, o Diretor-Geral da Polícia Judiciária Militar, Contra-Almirante Paulo Isabel, além de oficiais generais, representantes da Armada, da Força Aérea, da GNR e da PSP, e numerosos militares, sargentos, praças e trabalhadores civis do Exército.

A homilia terminou com uma invocação a São Jorge, padroeiro tradicionalmente associado às Forças Armadas, num gesto que reforçou o caráter espiritual e identitário da celebração.