Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança inicia episcopado com série de encontros com chefias militares

D. Sérgio Dinis, recentemente nomeado Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, deu início ao seu episcopado com uma série de encontros com as principais chefias militares. Após reunir-se, ao longo da semana, com diversas autoridades, incluindo o General Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, o Bispo encontrou-se ontem, dia 7 de março, com o Senhor Almirante Nobre de Sousa, Chefe de Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional.

O encontro com o Senhor Almirante Nobre de Sousa decorreu na manhã de quinta-feira, no Torreão Ocidental do Edifício dos Ministérios, em Lisboa. Durante a reunião, o Senhor Almirante partilhou experiências marcantes da sua carreira, com particular enfoque nas vivências no mar, e convidou D. Sérgio Dinis a conhecer a Marinha “por dentro”, de forma a compreender melhor o seu espírito e missão.

D. Sérgio Dinis, por sua vez, expressou as suas preocupações relativamente às dificuldades em garantir o apoio espiritual às Forças Armadas e de Segurança, destacando a escassez de capelães e os desafios no seu recrutamento e agradeceu o apoio que a Marinha tem prestado à Capelania-Mor.

Como gesto simbólico, o Senhor Almirante Nobre de Sousa ofereceu ao prelado uma imagem de Nossa Senhora do Mar, padroeira dos que trabalham e vivem do mar.

No final do encontro, D. Sérgio Dinis, acompanhado pelo Capelão Adjunto para a Marinha, Pe. Diamantino Teixeira, e pelo Senhor Comandante Monteiro Lopes, assessor do Senhor Almirante CEMA, visitou as instalações da Assistência Religiosa no local, incluindo a capela de São Roque dos Calafates.

Estes encontros, que marcam o início do episcopado de D. Sérgio Dinis, refletem o seu compromisso em estreitar laços com as Forças Armadas e com as Forças de Segurança, garantindo o apoio espiritual necessário aos militares, policias e suas famílias. A presença do Bispo junto das chefias militares demonstra a importância que a Igreja Católica atribui à missão pastoral no contexto militar, numa altura em que se procuram respostas para os desafios atuais.