O Dia Internacional da Caridade celebra-se a 5 de Setembro, aniversário da morte de Santa Teresa de Calcutá que dedicou toda a sua vida a ajudar os outros. A data foi instituída pela ONU em 2012 e comemorada pela primeira vez em 2013.

O Dia Internacional da Caridade foi criado para reconhecer o papel fulcral das instituições, dos governos e das pessoas de todo o mundo que praticam a caridade e aliviam o sofrimento humano.

Neste contexto, é notícia a iniciativa de voluntariado de Cadetes da Academia Militar e da Escola Naval que responderam ao apelo da Cruz de Malta em prol dos utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Viseu. Com o Apoio do Regimento de Infantaria 14, em especial do seu Comandante, Cor Bastos, foi possível organizar um conjunto de passeios na Feira de São Mateus com cerca de vinte utentes do referido Lar. Registe-se também o empenho do Provedor da Misericórdia, mesmo estando fora do País.

Isto só foi possível graças à excepcional generosidade dos voluntários, Cadetes da Academia Militar e da Escola Naval, que empenharam o seu fim-de-semana em prol de outros. Um belo testemunho!