Termina amanhã em Athlone, Irlanda, a Conferência Internacional Preparatória da 63.ª Peregrinação Militar Internacional a Lourdes, que terá lugar nos dias 12, 13 e 14 de maio de 2023.
O Bispo das Forças Armadas Francesas, Mgr Antoine de Romanet, esteve presente no início desta jornada, de 3 a 7 de outubro, onde se discutem os pormenores daquela que é a maior peregrinação internacional de militares a um Santuário Mariano. Militares de mais de 50 países peregrinam todos os anos a Lourdes para rezar pela paz.
O tema da 63.ª PMI a Lourdes é « … que l’on bâtisse ici une chapelle… », – « … que se construa aqui uma capela… », apelo de Nossa Senhora a Santa Bernadette Soubirous numa das suas aparições.
Estão presentes delegações de 19 países, entre as quais de Portugal.
Nesta reunião foi escolhida a insígnia da 63.ª PMI a Lourdes, que será depois a ilustração do crachá que todos os peregrinos receberão. Dos projetos apresentados por alguns dos países participantes, o escolhido foi o da Delegação Portuguesa, desenhado pelo Sargento Chefe Joaquim Marçalo, presente na CIP. A seu tempo será divulgado.
Também foi apresentado o Programa Internacional e os países responsáveis pela organização de cada uma das atividades.
O Programa da 63.ª PMI a Lourdes é o seguinte:
Sexta-feira 12 de maio 2023
11h45 Cérémonie militaire internationale
Esplanade du Rosaire
15h30 Conférence
Internationale des autorités
Hémicycle Sainte Bernadette
21h00 Ouverture Internationale du 63° PMI
Basilique Saint Pie X
Sábado 13 de maio 2022
14h00 Challenge international des blessés et valides
Prairie du Sanctuaire
14h30 Festival des musiques militaire en ville
17h00 Procession eucharistique
Basilique Saint Pie X
21h00 Procession mariale
Domingo 14 de maio de 2022
09h30 Messe Internationale
Basilique Saint Pie X
11h30 Photo des chefs de délégations avec leur drapeaux (garde + porte drapeau)
Esplanade du Rosaire
14h30 Au-revoir
Basilique Saint Pie X
20h30 Concert de la musique de la délégation Allemande
Sainte Bernadette
21h00 Concert de la musique de la délégation Italienne
Basilique Saint Pie X
O Programa Nacional de Portugal será depois apresentado aos peregrinos que irão participar na 63.ª PMI a Lourdes.
Foi em 1947, que o padre francês André Besombes, pároco em Tou- louse, convidou o padre alemão Ludwig Steger (da diocese de Rottenburg), que esteve prisioneiro próximo de Toulouse, a acompanhá-lo à gruta de Lourdes. Os dois sacerdotes tinham sido capelães militares, respecti- vamente, da França e da Alemanha, na 2.a Guerra Mundial. Este acontecimento foi a origem da Pe- regrinação Militar Internacional, que teria a sua “Inauguração” onze anos mais tarde, em 1958, altura em que o Padre Steger, prosseguindo as suas funções de capelão, na Alemanha, arrastou consigo um grande número de militares alemães seria a 1.a Peregrinação Militar Internacional a Lourdes, que ganhava cada vez mais o sentido de um lugar de Paz e de Reconciliação entre Pátrias e Militares. Lembremos que a reunião preparativa da Peregrinação Mili- tar Internacional teve lugar, quatro vezes, na Alemanha, após 1958. Nesses encontros estiveram presentes os representantes dos vários grupos linguísticos da Europa, prevendo o que de melhor deveria ocorrer na peregrinação seguinte.
Como foi dito em 2023 a PMI a Lourdes realizar-se-á de 12 a 14 de maio e tem como tema « … que l’on bâtisse ici une chapelle… » – « … que se construa aqui uma capela… ».