No dia 11 de abril, D. Rui Valério deslocou-se à cidade de Viseu, para aí presidir à Celebração Pascal das Forças Armadas e das Forças de Segurança, a que se juntaram as Instituições, Organismos e Serviços de Segurança, sediados naquela cidade Beirã. 

A Cerimónia foi na Sé Catedral de Viseu e com o prelado concelebraram o Cónego Manuel Matos, pároco da Sé, o capelão do Regimento de Infantaria Nº 14, pe Marcelino e o capelão do Comando Territorial de Viseu, pe. Santiago. 

O Coral Lopes Morago animou a Liturgia.

Este ano coube à Guarda Nacional Republicana a responsabilidade da organização do evento, inserido nas comemorações do centenário da sua chegada ao Distrito de Viseu. Participaram na mesma, para além da Guarda, o Regimento de Infantaria Nº 14, a Polícia de Segurança Pública, a Liga dos Combatentes, o Instituto de Ação Social das Forças Armadas, a Associação dos Deficientes das Forças Armadas, a Polícia Municipal, a Guarda Prisional, os Bombeiros Voluntários e os Bombeiros Municipais. Todo um conjunto de Instituições, diversas no seu âmbito e finalidades, mas com uma responsabilidade comum: Servir a Pátria,  mantendo a Ordem, a Liberdade, a Dignidade e a Segurança de todos os cidadãos.

Estiveram presentes as mais altas entidades da cidade, nomeadamente o Presidente do Município, Dr. António Almeida Henriques e o Vice-Presidente, Dr. Joaquim Seixas, o Presidente da Assembleia Municipal, representado pela Dra. Cristina Gomes, a Juíza Presidente do Tribunal de Viseu, Dra. Maria José Guerra, o Procurador Coordenador da Procuradoria da Comarca de Viseu, Dr. José Abrantes, o Presidente da Autoridade para as Condições do Trabalho, Dr. João Monteiro, os Presidentes da União de Freguesias de Viseu e Freguesia de Abraveses, Sr. Diamantino dos Santos e Sr. Rui Pedro Almeida e os Comandantes, Diretores e Chefes das Instituições presentes.

No final da Celebração todos se dirigiram para o Comando Territorial de Viseu, onde foi servido o almoço, após o qual D. Rui foi convidado a assinar o Livro de Honra da Unidade.

Este dia festivo terminou com um Concerto na Sé Catedral, apresentado pela Orquestra de Câmara da GNR.