Reuniu-se hoje, dia 30 de maio, a Equipa Sinodal da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança

Balanço e partilha do Caminho Sinodal motivaram esta reunião com vista a preparar o Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, com o tema ‘Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão’ e a 16ª assembleia geral que vai decorrer em outubro de 2023.

Depois da oração inicial e de umas palavras introdutórias, D. Rui Valério passou a palavra ao Pe. Leonel, Coordenador da Equipa, para que expusesse o ponto de situação.

O pe. Leonel fez uma apresentação dos passos até ao momento começando pela consulta às comunidades locais, e pela Fase Continental do Sínodo, que quis ser um convite a olhar para dentro da igreja. Na sua intervenção refletiu também sobre a Síntese da Conferência Episcopal Portuguesa para a Assembleia Continental em Praga.

Os membros da Equipa expuseram depois as suas opiniões e preocupações sobre o tema abordado e que motivou este encontro que se realizou via zoom.

A equipa de leigos da caminhada sinodal tem como coordenador o padre Leonel Castro e é constituída por um elemento de cada Ramo das Forças Armadas – Marinha, Exército e Força Aérea – e das Forças de Segurança – Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública.

A próxima reunião ficou marcada para dia 26 de setembro.