O Centro de Formação da Figueira da Foz, da Guarda Nacional Republicana, assinalou esta quarta-feira, 01 de junho de 2022, o Dia Mundial da Criança.

A data foi marcada por uma recolha de brinquedos, que contou com a participação de todos os formandos do 48.º Curso de Formação de Guardas, que se encontra a decorrer naquele Centro de Formação.

Os brinquedos recolhidos foram entregues por formandos do curso e militares do Centro de Formação, a três instituições da Figueira da Foz que apoiam crianças e jovens: Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM); Associação Novo Olhar; e Associação Fernão Mendes Pinto.

Em Portugal, o Dia da Criança é festejado no dia 1 de junho.

Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças então enfrentavam. Neste dia, os Estados-membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de paz e fraternidade.