No passado 16 de Julho, o Comando Territorial do Porto celebrou festivamente a padroeira da GNR: Nossa Senhora do Carmo.

As cerimónias, que foram realizadas em conjunto com a Venerável Ordem Terceira do Carmo, constaram essencialmente de Missa e Procissão. A Eucaristia, celebrada na Igreja do Carmo, ao lado do Quartel, foi presidida por Sua Ex.cia Rev.ma D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal. Além da Guarda de Honra ao Altar, os Toques de Continência, Silêncio, a Mortos e Alvorada, e Ofertório Solene, é de destacar que os cânticos da Missa estiveram a cargo do Coro da Banda Marcial do Porto, sedeada nesta Unidade. Refira-se que a segunda Leitura foi lida pelo Ex.mo Comandante da Unidade, COR Mesquita Fernandes, enquanto a Oração dos Fiéis foi feita por um elemento do Conselho Pastoral da Unidade, Cabo Ana Silva.

Terminada a Eucaristia seguiu-se a Procissão com o andor de Nossa Senhora do Carmo, imagem que se venera neste Quartel. O trajecto foi o habitual: pelo Campo Mártires da Pátria (Jardim da Cordoaria), deu a volta à Reitoria da Universidade, passando pela Praça Gomes Teixeira (Praça dos Leões), seguindo pela Rua do Carmo e terminou no Quartel. A abrir a Procissão ia uma Secção a Cavalo, logo seguida da cruz e lanternas. A Banda de Música, que seguia atrás do Andor, executou vários números, incluindo cânticos a Nossa Senhora, muito apreciados, não só pelos que participaram na Procissão, mas também pelos muitos transeuntes. Dentro do Quartel houve a consagração dos militares e civis do Comando Territorial do Porto a Nossa Senhora do Carmo feita pelo Ex.mo Comandante do Comando Territorial do Porto, COR Victor Carlos Mesquita Fernandes. As cerimónias terminaram com o Hino a Nossa Senhora do Carmo tocado e cantado pela Banda Marcial.

Uma palavra para os elementos do Conselho Pastoral pelo empenhamento e dedicação que revelaram na preparação e realização desta festa, de modo especial a Cabo Ana Silva que teve, além de outras tarefas, a responsabilidade pela Organização da Procissão de Entrada e o Ofertório Solene.

Por fim, saliente-se que, além de muitos militares da Unidade, a celebração contou com os Mesários do Carmo e de outras Ordens convidadas, bem como um número muito significativo de fiéis que se associaram a nós nesta Festa Solene da nossa Excelsa Padroeira

P. Arménio Almeida