No dia 07 de abril, quinta-feira, o Centro de Formação de Portalegre da GNR celebrou a festa da «Comunhão Pascal», tendo-se, ao mesmo tempo, ministrado os Sacramentos da Iniciação Cristã, com oito Guardas-Provisórios a receberem o Batismo e cem a receberem o Crisma.
Estiveram presentes, na majestosa Igreja de São Lourenço-Portalegre, o Senhor Comandante da Escola da Guarda, MGen Francisco Rijo, o Comandante do Centro de Formação, Cor Carlos Belchior, Oficiais, Sargentos,Guardas, Guardas-Provisórios, com as respetivas famílias, tendo sido a Celebração intensamente vivida, com muita beleza e harmonia.
Na sua homilia, D. Rui Valério focou a importância da consagração batismal e crismal – dom do Espírito Santo – para o desenvolvimento da missão de servir a “Lei e a Grei”; porque, uma vez iluminados e guiados pelo Espírito de Cristo, a própria missão de garantir a segurança e de promover a Paz, na sociedade, repercute-se no crescimento do Reino de Deus.
O momento de Ação de Graças foi superiormente embelezado pela execução do cântico «Nossa Senhora do Carmo», Padroeira da GNR, por um honroso grupo coral, formado por Guardas-Provisórios.
De referir ainda que o próprio Senhor Comandante da Escola da Guarda dirigiu, aos Guardas que receberam os Sacramentos da Iniciação Cristã, uma interpelante mensagem.
A preparação dos Guardas Provisórios para a receção dos Sacramentos esteve a cargo dos Capelães António Santiago (CF Figueira da Foz) e Marcelino Marques (CF Portalegre).