Primeira Reunião da Conferência Internacional Preparatória da 65.ª Peregrinação Militar Internacional a Lourdes

Hoje, dia 8 de outubro de 2024, teve lugar a primeira reunião da Conferência Internacional Preparatória (CIP) da 65.ª Peregrinação Militar Internacional (PMI) a Lourdes, com início marcado pelas palavras de boas-vindas do Bispo das Forças Armadas Francesas, Mgr Antoine de Romanet. O prelado sublinhou a importância deste evento, que reúne militares de todo o mundo em oração pela paz, especialmente em face dos desafios globais atuais, como os conflitos na Ucrânia e na Terra Santa. Mgr de Romanet também falou sobre o jubileu das Forças Armadas, programado para os dias 8 e 9 de fevereiro em Roma.

Seguiram-se as intervenções dos vice-presidentes da PMI. Jean-Marc Fournier expressou agradecimento a todos os participantes pela energia e pelo esforço constante, especialmente durante a pandemia, destacando a importância do trabalho colaborativo que tem rendido frutos. “Num contexto difícil, temos uma necessidade urgente de rezar pela paz. Em Lourdes, os militares não veem um inimigo, mas um camarada, um irmão,” afirmou ele, congratulando-se pelo facto de o número de peregrinos ter superado os 16.000 em 2024.

O vice-presidente Don Pasquale Madeo desejou um bom trabalho aos participantes e mostrou-se contente com a presença do Padre Paul Murphy, clérigo irlandês que sofreu um atentado em agosto. O vice-presidente Angelo Scalmazzi também se pronunciou, elogiando a última PMI como extraordinária, e destacou a necessidade de reflexão sobre alguns desafios enfrentados.

Após um breve intervalo, Don Jean-Xavier Salefran, vice-reitor do Santuário de Lourdes, salientou o apelo de Nossa Senhora à conversão, enfatizando a necessidade desse processo para todos os peregrinos. Ele anunciou ainda a abertura das piscinas do santuário, que exigiu um grande esforço logístico por parte do santuário e obrigou a um aumento do quadro do pessoal.

A reunião concluiu com a apresentação do Programa da 65.ª Peregrinação Militar Internacional a Lourdes, que se realizará de 16 a 18 de maio de 2025. O programa inclui uma série de eventos significativos, tais como:

Programa Internacional da 65.ª PMI:

Sexta-feira, 16 de maio de 2025
– 11h30: Cerimónia Militar Internacional – Esplanada do Rosário
– 15h30: Conferência Internacional das Autoridades – Hemiciclo Santa Bernadette
– 17h00: Procissão Eucarística – Basílica de São Pio X
– 21h00: Abertura Internacional da 65.ª PMI – Basílica de São Pio X

Sábado, 17 de maio de 2025
– 14h00: International Challenge – Pradaria do Santuário
– 14h30: Festival de Músicas Militares na Cidade
– 21h00: Procissão Mariana

Domingo, 18 de maio de 2025
– 09h30: Missa Internacional – Basílica de São Pio X
– 11h30: Foto dos Chefes de Delegações com as suas Bandeiras – Esplanada do Rosário
– 14h30: Adeus – Basílica de São Pio X
– 20h30: Concerto da Música da Delegação Alemã – Santa Bernadette

Durante a reunião, também foram escolhidos os conceptores das Celebrações, que são os seguintes:
– Cerimónia Militar Internacional: França (DMD65);
– Conferência das Autoridades, seguida de um cocktail: CIPMI;
– Procissão Eucarística: Polónia e Espanha;
– Abertura ao Acampamento Internacional: Alemanha;
– Abertura Internacional: Luxemburgo e Holanda;
– Festival de Música Militar: CIPMI;
– Desafio dos Feridos-Válidos: Hospitalité Notre-Dame des Armées;
– Procissão Mariana: Hungria, Croácia, Itália e Espanha;
– Missa Internacional: França;
– Cerimónia de Adeus: Costa do Marfim;

Este evento promete ser um momento significativo de união e reflexão para todos os participantes, reforçando os laços de fraternidade e a busca pela paz entre as nações.