Reuniu-se hoje, 18 de maio, a Comissão Organizadora Diocesana das Jornadas Mundiais da Juventude 2023.
Esta comissão foi constituída como resposta ao convite que foi feito a todas as dioceses do País para uma melhor coordenação das atividades a realizar com vista a mobilizar todos os jovens para a participação ativa neste grande acontecimento, para comunicar e organizar todas as informações, datas e eventos relacionados com as Jornadas em cada uma das dioceses, em sintonia com a Comissão Organizadora Local.
A Diocese das Forças Armadas e de Segurança está muito empenhada em envolver-se neste caminho de sinodalidade, tendo a plena consciência que “nenhuma diocese sozinha tem a capacidade de organizar uma JMJ”, como referia D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ 2023, dizendo também que o COD será um interlocutor de primeira escala numa ajuda mútua, num caminho de mãos dadas de todas as dioceses.
D. Rui Valério, Bispo do Ordinariato Castrense, propôs a agenda da primeira reunião desta Comissão:
- Iniciativas, de preparação às JMJ23, pertinentes às Forças Armadas e Forças de Segurança.
- Como organizar o «Dia 23»?
- Distribuição de tarefas por setores e âmbitos.
- Como incrementar junto dos nossos jovens uma caminhada assente no programa da Organização da JMJ23?
- A Igreja-JMJ do Ordinariato Castrense (Igreja da Memória).
- JMJ e Oração: como proceder?
A COD JMJ23 da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança é constituída pelo pe. António Rodrigues Borges da Silva, capelão da Academia Militar (coordenador); pe. João Luís Correia Fanha da Graça, Capelão-Adjunto do Centro de Assistência Religiosa da Polícia de Segurança Publica); pe. Luís Manuel Morouço Almeida Ferreira, Capelão Escola de Sargentos do Exército; pe. Diamantino Júlio Custódio Teixeira, Capelão do Instituto dos Pupilos do Exército; pe. Guilherme Guimarães Peixoto, Capelão da Escola Prática dos Serviços; pe. José Manuel Ferreira da Costa, Capelão da Escola das Armas, Mafra; pe. Marco André Paleta Belchior, capelão da Escola Naval Alfeite; pe. Ricardo Miguel Araújo Barbosa, capelão do Regimento de Comandos Serra da Carregueira; pe. Jorge Manuel Couto Gonçalves, Capelão do Colégio Militar; pe. Óscar Alexandre Afonso Paiva, capelão do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea OTA e pe. José Joaquim Mendes da Costa, capelão da Academia da Força Aérea.