No passado mês de dezembro de 2019, 1CAB/SAS/139837-H Marco Filipe Ferreira da Silva recebeu pelas mãos do chefe do Centro de Assistência Religiosa da Força Aérea (CAR) – Coronel Capelão-Adjunto da Força Aérea, Joaquim Martins – um meritório Louvor.

Este louvor foi-lhe entregue, de forma inesperada, no final a missa Natalícia do EMFA que decorreu na Capela de nossa senhora do Ar, onde o militar também exerce a sua atividade de índole religiosa. Este louvor é um reconhecimento pela forma como o Militar desempenha de modo prestigiante, competente e responsável, ao longo de três anos, as funções que lhe foram confiadas e não apenas as que são inerentes da sua especialidade – Secretariado e Apoio aos Serviços. No CAR exerce o cargo de Auxiliar de Secretariado do Centro, onde evidencia ser um Militar extremamente bem formado, demonstrando em todas as circunstâncias uma conduta profissional irrepreensível, um excecional sentido do dever e uma permanente dedicação e disponibilidade para o serviço, bem como, toda a liturgia religiosa na Força Aérea, onde participa a partir do momento da sua colocação no CAR, como nas demais ações do Ordinariato Castrense.

É de salientar a forma dedicada com que presta serviço, semana após semana, na Igreja de Nª Sª do Rosário «promovendo o bem estar dos que estão de luto e que velam os seus entes queridos na Igreja da Força Aérea, mesmo não tendo experiência na área mas que facilmente empreendeu e pôs corretamente em prática». De ressalvar, com igualdade, «co-responsabilidade de planear e executar as Peregrinações Militares definidas no “Plano de Ação Pastoral do Ordinário Castrense” bem como outras atividades conjuntas para as Forças Armadas e de Segurança, por via do “Plano Pastoral da Capelania-Mor”» sendo de destacar a sua participação na estrutura logística e acompanhamento nas duas últimas Peregrinações Militares Internacionais ao Santuário Mariano de Lourdes e a Peregrinação Militar a Fátima a Pé no ano de 2018 que teve a total responsabilidade logística do Centro de Assistência Religiosa da Força Aérea.

«Pelas razões apontadas e pelos resultados globais […] contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão, deve ser considerado de grande mérito o seu contributo para a causa aeronáutica, devendo ser apontado como exemplo a seguir».