A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) expressou hoje a sua profunda solidariedade para com as comunidades afetadas pelos incêndios devastadores que assolam o país. Numa mensagem oficial, a CEP acompanha com dor e preocupação a trágica situação, unindo-se em oração pelas pessoas e famílias que estão a sofrer, especialmente aquelas que perderam entes queridos nesta calamidade.

Neste momento difícil, a Conferência Episcopal deixou uma palavra de coragem e uma sincera gratidão aos bombeiros, que, colocando em risco as suas próprias vidas, combatem incansavelmente as chamas. Agradeceu também às Forças de Segurança, entidades civis e voluntários que estão a fazer todos os esforços possíveis para salvar vidas e minimizar as perdas materiais.

Com um olhar esperançoso para o futuro, a CEP apela a um compromisso firme na prevenção de incêndios, relembrando a Nota Pastoral “Cuidar da casa comum – prevenir e evitar os incêndios”, publicada em abril de 2017. A nota destaca a importância de uma mudança de mentalidade e hábitos sociais, mobilizando toda a sociedade numa ação concertada que envolve o Estado, a Igreja, autarquias locais, escolas, comunicação social e diversas associações.

A Conferência Episcopal manifestou também uma proximidade particular para com as dioceses mais afetadas por esta tragédia, incentivando as comunidades cristãs unirem-se na busca de soluções e a seguirem as orientações dadas pelas autoridades competentes.

Lisboa, 17 de setembro de 2024.