simbolos_ichtus

Seria para mim motivo de muita alegria poder reunir-me com tantos amigos, como fiz no ano passado, para, neste Dia da Marinha, em clima de festa e oração, agradecer a Deus o bem extraordinário que tem chegado à comunidade nacional por intermédio deste nobre Ramo das Forças Armadas,

pedir-Lhe continue a derramar as Suas bênçãos sobre todos os marinheiros e quantos lhe são queridos e implorar o eterno descanso dos que já partiram ao encontro do grande porto de abrigo que é a Pátria Celeste. Porém, trabalhos pastorais urgentes, no estrangeiro, impossibilitam-me de marcar presença física. Respondo à chamada, espiritualmente, pelo pensamento e pelo coração e pela pessoa do senhor Bispo, D. José Augusto, a quem agradeço muito o ter aceite o meu convite para presidir a esta celebração. O facto de ser outro bispo a celebrar mostra o enorme apreço que a Igreja em Portugal, no seu todo, devota às Forças Armadas e às Forças de Segurança. E, neste caso concreto, à Marinha.

Na pessoa (de Sua Excelência o Senhor Ministro da Defesa Nacional e) de Sua Excelência o Senhor Almirante Chefe do Estado-Maior, saúdo e presto a minha homenagem a todos quantos constituem a Marinha Portuguesa: aos senhores almirantes, oficiais, sargentos, praças, militarizados e funcionários civis. E às suas famílias, pois também elas contribuem com elevada quota parte de sofrimento para que a missão da Marinha se cumpra tão exemplarmente.

Herdeira do espírito que presidiu à “viagem que mudou o mundo”, a de Vasco da Gama à Índia, também hoje, a nossa Marinha, sulca os mares para aproximar povos, globalizar valores, defender a nobre causa da paz e da segurança, assegurar a liberdade e a democracia e levar bem longe o nome de Portugal. Parabéns! E continuai! Dessa forma, sereis dignos da merecida honra que o rei vos concedeu há centro e cinquenta e dois anos: “aprontar e assentar, nos navios que tenham tombadilho, a seguinte inscrição em letras de metal bem visíveis: «A PÁTRIA HONRAI QUE A PÁTRIA VOS CONTEMPLA»”.

Peço a Deus que esta divisa constitua o vosso lema de cada dia. Que Nossa Senhora do Mar vos proteja nas tempestades e perigos do mar da vida.

 

Manuel Linda

Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança