Portalegre, 3 de Outubro de 2025 – A Escola da Guarda da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou hoje, dia 3 de outubro, uma solene Celebração de Ação de Graças e de Sacramentos de Iniciação Cristã, que incluiu Batismos e Confirmações, para os instruendos do 57.° Curso de Formação de Guardas (CFG). A cerimónia decorreu na Sé Catedral de Portalegre, marcando um momento de profunda espiritualidade para os jovens militares.

A celebração foi presidida por D. Sérgio Dinis, Bispo do Ordinariato Castrense, e contou com a concelebração de D. Antonino Eugénio Fernandes Dias, Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, o Capelão Adjunto para a GNR, Padre Borges da Silva, o Capelão da Escola, Pe. Marcelino Marques, o Capelão António Santiago e o Pe. Rui.

Na sua homilia, D. Sérgio Dinis dirigiu-se aos jovens da GNR, comparando a celebração a um “verdadeiro Pentecostes”. Afirmou que o Espírito Santo desceu sobre eles, tornando a Sé de Portalegre no “Cenáculo” e a cidade em “Jerusalém” do dia.

O Bispo sublinhou o significado profundo dos sacramentos:

• Batismo: Onde Deus “faz de vós criaturas novas,” libertando do medo e da morte, e tornando-os membros vivos da Igreja.

• Confirmação: Onde recebem o “selo do Espírito,” sendo enviados para o “campo da vida” para serem “guardas da paz, servidores da verdade, construtores da esperança” no mundo militar e na sociedade.

D. Sérgio Dinis lembrou a passagem do Evangelho, em que Jesus entra onde os Apóstolos estavam fechados pelo medo, dizendo: «A paz esteja convosco». Transportando esta mensagem para a vida militar, de “dureza e de risco,” o Bispo garantiu que o Ressuscitado caminha com eles, dando-lhes força.

O prelado encorajou os jovens a não terem medo de ser cristãos na vida militar, mostrando com a sua conduta e serviço que a fé em Cristo dá “sentido ao vosso dever e esperança ao vosso futuro.”

A cerimónia contou com a presença de diversas entidades militares e civis, sublinhando a importância do evento para a GNR e para a comunidade local. Estiveram presentes o Comandante da Escola da Guarda, MGEN Nuno Silva, a Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda de Carvalho, o Comandante do Centro de Formação de Portalegre, COR Luís Candeias, o Segundo Comandante do Centro de Formação de Portalegre, TCOR Eduardo Lérias, Oficiais, Sargentos, Guardas e civis do Centro de Formação de Portalegre.

A celebração marcou um momento de fé e compromisso para os futuros guardas, que se preparam para o serviço à Nação, agora fortalecidos também na sua fé.