Esta Iniciativa integrou as celebrações da Páscoa e os 380 anos da coroação de Nossa Senhora da Conceição, unindo militares em percurso pedestre de fé e tradição


Na continuação dos anos anteriores, os Militares e Civis do Regimento de Cavalaria N.º 3 (RC3), de Estremoz, participaram numa peregrinação pascal a pé entre Estremoz e Vila Viçosa, caminhando mais de 20 quilómetros, numa iniciativa que reforçou a dimensão espiritual da missão militar e valorizou uma tradição com raízes históricas no território.

Esta atividade decorreu no âmbito das celebrações da Páscoa e dos 380 anos da coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira e Rainha de Portugal, reunindo militares e Civis do RC3, sob a liderança do comandante do Regimento, o Coronel de Cavalaria Luís António Andrade Seabra Peralta Pimenta.

O percurso seguiu os Caminhos de Santiago do Interior, com início às 06h30, marcado por um momento de oração conduzido pelo Coronel Capelão Adjunto para o Exército, Luís Manuel Morouço Almeida Ferreira, incutindo nos participantes o espírito de sacrifício e de fé na caminhada que se iria iniciar.

À chegada ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, os participantes participaram na Eucaristia presidida pelo Capelão Adjunto para o Exército, tendo como concelebrantes o Reitor do Santuário, Cónego Francisco Couto e o Capelão do Regimento, Padre Jorge Matos, ex-Capelão Adjunto para o Exército, estando presente no acolhimento e na Eucaristia o Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Inácio Esperança.

Com esta iniciativa, pretende-se reforçar a camaradagem, a união e espírito de corpo, e também a ligação entre a tradição religiosa e o espírito de missão das Forças Armadas, sublinhando a dimensão simbólica da fé no contexto do serviço à comunidade e ao País.

Esta atividade terminou com um almoço convívio no RC3, com a presença do Dr. José Sadio, Presidente da Edilidade Estremocense e toda a Vereação da Câmara Municipal.