No quinto dia de deslocação aos Açores, D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, foi recebido pelo Presidente do Município de Angra do Heroísmo, José Gabriel do Álamo de Meneses,
dirigindo-se, logo após o almoço, ao Destacamento Territorial de Angra do Heroísmo, do Comando Territorial dos Açores da Guarda Nacional Republicana. Foi recebido pelo Comandante do Destacamento, Capitão Bruno Faria, que deu as boas vindas ao Bispo das Forças Armadas e de Segurança. Seguiu-se uma celebração de entronização e bênção de uma Imagem da Padroeira da Guarda, Nossa Senhora do Carmo, que o capelão Adjunto para a Guarda Nacional Republicana também levou para ser colocada neste Destacamento da Guarda. Depois da bênção da Imagem, seguiu-se um momento de confraternização entre todos os militares que prestam serviço neste Destacamento.
Na Divisão Policial de Angra foi Recebido pelo Comandante, Comissário Eduardo Malaquias. O prelado cumprimentou todos os Agentes e visitou as instalações, nomeadamente a capela da Polícia de Segurança Pública dedicada ao Arcanjo São Miguel, muito bem conservada.
Já ao fim da tarde, no Regimento de Guarnição Nº1, o Ordinário Castrense presidiu à Celebração da Missa, administrando o Sacramento do Crisma a 44 militares, preparados pelo pe. Bruno Espínola, capelão da ZMA. Concelebram o Vigário Geral da Diocese de Angra, pe. José Nunes, que serviu como capelão civil durante 30 anos naquela Unidade Militar, o Reitor do Seminário e os Capelães Adjuntos do Exército, Força Aérea e Guarda Nacional Republicana. Assistiu ao Bispo o Diácono Fábio Carvalho.
Com os crismandos e seus familiares participaram também na Cerimónia o Comandante do RG1, Coronel Jaime Queijo, o Comandante da BA4, Coronel António José Teixeira da Costa Pinto, o Comandante do Destacamento Territorial de Angra da GNR, Capitão Bruno Faria e o Comandante da PSP de Angra, Comissário Eduardo Malaquias.
O Coro do Seminário Episcopal de Angra assegurou a Animação da Eucaristia com uma excelente interpretação dos cânticos litúrgicos.
Depois da Missa o senhor bispo cumprimentou todos os presentes, deslocando-se depois ao Salão Nobre onde assinou o Livro de Honra. O Comandante, num gesto de amabilidade, ofereceu algumas lembranças ao prelado e um Certificado de Presença no RG1 a cada Capelão Adjunto, onde se pode ler: ”Certifico, na qualidade de Governador do Castelo, que o Exmo. Capelão Adjunto do … , esteve presente no Regimento mais ocidental de Portugal e da Europa, aquartelado neste castelo, de 27 a 28-02-2019. Em firmeza do que lhe mandei passar este certificado, que vai por mim assinado e selado com o selo branco deste Regimento. Castelo de S. João Baptista na Ilha Terceira de Jesus Cristo, aos 28 dias do mês de fevereiro do ano da Graça de 2019. O Governador do Castelo Jaime Ventura Morais Queijo, Coronel de Infantaria”.
Seguiu-se o jantar oferecido pelo Regimento a todos os presentes na Cerimónia.
Hoje é o último dia desta Visita Pastoral aos Açores, que termina na Base Aérea Nº4, de onde, D. Rui Valério, vai regressar ao Continente.