O Bispo Castrense de Portugal, D. Sérgio Dinis, presidiu este sábado à Eucaristia no Instituto dos Pupilos do Exército (IPE), no âmbito das celebrações dos 114 anos desta instituição. Na homilia, o prelado partiu do lema do IPE – “Querer é poder” – para aprofundar a mensagem cristã, afirmando que “querer com Deus é poder”.
A celebração, que reuniu alunos, antigos alunos, professores e militares, teve como leituras o episódio do Concílio de Jerusalém (Atos 15,1-2.22-29) e o Evangelho de João (14,23-29), no qual Jesus fala da paz e do amor como sinais dos seus discípulos. D. Sérgio Dinis destacou a importância do discernimento e do diálogo, à imagem dos Apóstolos, que resolveram as suas divergências ouvindo o Espírito Santo. “A solução para as divisões não está na imposição, mas na coragem de escutar e decidir em conjunto”, sublinhou, ligando esta mensagem ao espírito sinodal promovido pelo Papa Francisco.
Dirigindo-se aos jovens em formação, o Bispo Castrense desafiou-os a serem construtores de paz, não uma paz imposta, mas vivida no quotidiano através do respeito e do serviço. “Cristo não nos dá uma paz qualquer, mas a Sua própria paz, que é firme e transformadora”, afirmou.
A cerimónia contou com a presença de várias personalidades, entre elas o Major-General Francisco Rijo, Diretor de Educação do Exército, o Coronel Vitor Patrício, Diretor do IPE, e o Tenente-General João Reis, do Conselho Superior de Disciplina do Exército. Foi também um momento especial para uma aluna do instituto, que fez a sua Primeira Comunhão durante a Eucaristia. É Capelão do IPE, Padre Licínio da Silva.
No final da homilia, D. Sérgio Dinis deixou uma bênção e um voto para que o IPE continue a ser uma escola de “liberdade responsável, serviço generoso e paz”, formando não só técnicos, mas cidadãos com consciência crítica e valores sólidos. A celebração reforçou a ligação entre a espiritualidade cristã e a missão educativa e cívica desta instituição centenária.