Fotos: Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA)

No âmbito do cinquentenário do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), foi celebrada hoje uma Missa de Ação de Graças na Igreja da Memória, em Lisboa. A cerimónia, presidida por D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa e Administrador Apostólico das Forças Armadas e das Forças de Segurança, foi transmitida pela TVI.

Na sua homilia, D. Rui Valério homenageou os cinco militares da Unidade de Emergência Proteção e Socorro da GNR, que perderam a vida na queda de uma aeronave no rio Douro. O Patriarca também recordou todos os militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, assim como o pessoal da PSP, que dedicaram as suas vidas ao serviço de Portugal e dos portugueses, transformando o seu compromisso num verdadeiro campo de honra.

A celebração contou com a presença de várias personalidades de destaque, incluindo o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, o antigo Presidente da República, General Ramalho Eanes, o Ministro da Defesa Nacional, Dr. Nuno Melo, e o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General José Nunes da Fonseca. Presentes também estiveram o Presidente da Junta de Freguesia da Ajuda, Arq. Jorge Marques, e o Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana, Tenente-General Rui Veloso, além dos Vice-Chefes do Estado-Maior da Armada, do Exército e da Força Aérea, e outras entidades civis e militares.

A cerimónia foi um momento significativo de reflexão e gratidão pelo serviço abnegado de todos aqueles que, ao longo dos anos, contribuíram para a segurança e a defesa da Nação.