Os militares da 10ª Força Nacional Destacada (FND) na República Centro Africana (RCA) integrada na Minusca, operação militar e humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU), celebrou no passado dia 17 de abril a Missa de Páscoa. Estiveram presentes o Major-General Maia Pereira, Force Commander da Minusca, e membros do seu gabinete, militares portugueses da EUTM (European Union Training Mission), bem como quase a totalidade dos 180 militares da 10ª FND.

Para a celebração da Eucaristia foi preparado um espaço ao ar livre, devido ao elevado número de interessados em participar.

Na homilia, o Capelão Ricardo Barbosa, que se encontra durante este mês junto daquela Força, referiu a alegria do Anúncio Pascal: “A Ressurreição de Jesus faça-nos lembrar a nossa própria vida. Vida que se quer cada vez mais com o fermento novo, para que também a vida possa ser cada vez mais renovada. A Alegria Pascal é de que uma nova vida diariamente nos é dada viver. Deixemos todo o azedume e demos lugar ao bom sabor da vida. Deixemos o passado mais doloroso, e demos lugar a uma vida cada vez mais feliz onde o perdão, a generosidade e a paz possam reinar, num mundo cada vez mais dilacerado pela discórdia e pela divisão (…) Pedro e João correram juntos. Juntos também temos de caminhar. Juntos temos de nos renovar. Juntos temos de renascer. Juntos temos de continuar. (…) E todos são necessários. Não deixemos de dar o nosso contributo, porque ninguém fica de fora nesta missão.

Os militares da 10ª FND na RCA, ao relembrar Cristo que tendo tudo de tudo se despojou para ser fiel até ao fim e cumprir a sua Missão, reviram-se na mensagem pascal: recebendo a força do alto para continuarem a ser fiéis, também eles, à sua missão, sabendo que os sacrifícios presentes auguram um futuro muito melhor.

Foi assim o Domingo de Páscoa na RCA.