Nos dias 24 e 25 de dezembro, na Base Gran Capitán-Besmayah-Bagdade-Iraque, celebrou-se o Natal do 8º Contingente Nacional Português.
As celebrações começaram na véspera, 24 de dezembro, com a tradicional Ceia de Natal, bem servida, na Cantina da Base, a fazer as delicias de todos os militares lá destacados.
Depois do momento de convívio à mesa seguiu-se a escuta da Mensagem de Natal do Rei de Espanha e a Celebração da tradicional “Missa do Galo”, que, devido à numerosa participação, não foi celebrada na capela da Base, pequena para a assembleia, mas sim na Sala Multiusos.
De sublinhar que, embora sendo uma Festa Cristã, os líderes do País concederam o dia 25 aos militares iraquianos, que brindaram os militares Portugueses e Espanhóis, com Bolos de Festa e Guloseimas alusivas ao Natal.
Foi num ambiente salutar e festivo, animados pelo coro da Base a entoar músicas de natal, que se celebrou, com os Iraquianos, o Natal.
De seguida decorreu a avaliação dos Presépios pelo júri do Concurso. O Comandante da Base, os Seniors dos Contingentes e o Capelão, percorreram os diversos locais onde se encontravam os Presépios construidos pelas subunidades. Este concurso visou promover e fomentar o Espírito Natalício e as Tradições desta altura do Ano.
O dia não acabou sem antes se ouvir as felicitações de Natal do Comandante da Zona Militar da Madeira, Major-General Carlos Perestrelo, e do Comandante do Regimento de Guarnição N.º 3, Coronel Paulo Figueiredo, que transmitiram à Força Nacional Destacada da Zona Militar da Madeira um Feliz Natal e um Bom Ano Novo e votos de continuação de uma Boa Missão.
Foi assim num ambiente salutar e festivo, animados pelo coro da Base a entoar músicas de natal, que se celebrou, com os Iraquianos, o Natal.