No dia 21 de dezembro, na Base Gran Capitán em Besmayah/ Bagdade no Teatro de Operações do Iraque, realizou-se uma Celebração Eucaristica tradicional da Ilha da Madeira: a Missa do Parto. Esta celebração iniciou-se às seis da manhã, estando presentes os militares do 8º Contingente Nacional Português, o Comandante da TF Besmayah, Gen Carlos Prada Larrea, o seu Staff e os militares Espanhóis, que também quiseram participar.
De 16 a 24 de dezembro, de madrugada, por volta das seis horas da manhã, a Madeira celebra uma das suas principais tradições de Natal: as Missas do Parto. Um pouco por toda a Região, estas nove Missas anunciam o Nascimento de Jesus e os seus 9 meses de gestação e primam pelos seus belos cânticos.
No final das Missas, a animação faz-se sentir nos adros das igrejas, onde a população se reúne e oferece “comes e bebes” aos fiéis e visitantes.
Seguindo o costume, também naquele Teatro de Operações, no final da Missa e depois da canção final “Virgem do Parto”, já fora da capela de S. Fernando, foi proporcionado o aconchego dum chocolate quente, diferente das bebidas altamente calóricas da Ilha, visto que, na Base, as bebidas alcóolicas são proibidas.
No Iraque não se esquecem as tradições.