A 26 de Maio, o Regimento de Infantaria Nº13, os «Infantes do Marão», receberam a visita de D. Manuel Linda, Bispo da Forças Armadas e das Forças de Segurança. Esta visita inseriu-se na receção do 1BIMec (R) Força Destacada no Kosovo, e e nela se administrou o Sacramento do Crisma a 22 militares que realizaram a sua preparação ao longo dos seis meses e meio no Teatro de Operações.

Na Eucaristia o sr. Bispo enalteceu o profissionalismo dos soldados portugueses que, ao longo de 18 anos, ajudou a incutir na sociedade kosovar os valores essenciais para a manutenção da paz. Se hoje, além dos corvos, já se podem ver esvoaçar, nos céus do Kosovo, as pombas brancas da paz, isso muito se deve ao desempenho dos mais de seis mil militares portugueses que por lá passaram.

Na homilia, dirigindo-se aos crismandos, a todo o Batalhão, presente na celebração, e a muitos familiares, referiu a simplicidade com que a fé deve ser vivida e pediu-lhes que nunca esquecessem as suas referências cristãs: “Acompanhei a vossa presença na Missão de Paz pelas notícias e pelas fotos que o capelão me mandava frequentemente. E pude ver como vocês viviam a fé dos simples: Missa do Domingo como centro da religiosidade; Natal e seu beijar do Menino; o presépio e o canto dos Reis; a via sacra, por vezes em conjunto com os cristãos do Kosovo; a Páscoa e a «visita pascal». É esta fé dos simples que vos convido a continuar a viver e cultivar, pois é ela que nos projecta para Jesus Cristo e para o seu triunfo definitivo sobre o mal e sobre a morte”.

Em Setembro, antes de partir em Missão de Paz, o 1BIMec (R) recebeu das mãos do Comandante do RI13 um Crucifixo e uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima para que, também através destes símbolos sagrados, os militares nunca se esquecessem das suas raízes, da sua cultura e dos valores pelos quais sempre se devem orientar. Aproveitando a presença do senhor Bispo, procedeu-se à devolução das mesmas, agradecendo a Deus e à sua Mãe, Maria Santíssima, o facto da Força ter sabido, com distinção, contribuir, com as suas ações, para a Paz naquele pequeno País.

A Visita concluiu-se com o almoço e a assinatura do Livro de Honra do 1 Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas.

Acompanhou esta missão de paz o Capelão Fernando Monteiro, o animador e catequista destes crismados.