Em Maio vai partir a Força Nacional Destacada (FND) do 7°Contingente Nacional no âmbito da Operation Inherent Resolve (OIR). Os Açores tiveram a responsabilidade da preparação desta força, que terá como missão a instrução das tropas iraquianas para o combate ao Estado Islâmico.
No passado dia 18 de Abril realizou-se a entrega do Estandarte Nacional ao 7º Contingente.
No dia 19 de Abril foi celebrada uma Eucaristia no Regimento de Guarnição Nº2 de Arrife com este Contingente e com os novos recrutas. Neste âmbito fez todo o sentido esta celebração, visto que em cada Missa todo o cristão é convidado a ir em missão. Aos militares desta força foi-lhes pedido que olhassem para os novos recrutas e neles se recordassem de como, para eles, esta aventura no Exército Português tinha começado. A relembrarem todos os obstáculos ultrapassados e todas as alegrias vividas utilizando-as como incentivo para esta grande e nobre missão que agora são chamados a cumprir. Por outro lado, aos novos recrutas foi pedido que vissem nestes camaradas mais antigos um estimulo e um incentivo a permanecerem firmes no Serviço Militar que agora iniciam.
No fim da celebração os militares foram aspergidos e enviados em missão.
Foi entregue ao 7º Contingente pelas mãos do Tcor Antão, 2º Comandante do RG2 a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Os factos que deram origem ao culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres remontam ao início do povoamento desta ilha de S. Miguel e desde 1541 que a imagem se encontra ao culto no Convento da Esperança.
É incomensurável a devoção ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, tornando-a parte integrante da identidade do povo açoriano onde quer que ele esteja.
Foi desejo do Major de Infantaria Bruno Esteves, Comandante do 7CN/FND/OIR, levar uma imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres como sinal de fé e da identidade religiosa deste povo. A capelania da Zona Militar dos Açores associou-se a tão nobre e digna iniciativa e assim se providenciou à sua concretização.
O pe. Bruno Espínola, capelão da Zona Militar dos Açores, entregou, também, ao Comandante da Força uma Bênção Apostólica do Papa Francisco.