Cumprindo a tradição, que se vem repetindo desde 1700, a Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres voltou a percorrer as ruas de Ponta Delgada , Ilha de São Miguel, nos Açores, num cortejo que, este ano, contou com a presença do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

As festividades decorreram de 3 a 10 de Maio e, como de costume, os militares a prestar serviço nesta Região Autónoma não deixaram de marcar, com a sua presença, a solenidade do momento.

No sábado, dia 5, procedeu-se à “mudança da imagem”, que consiste na saída da Imagem do Convento: o Provedor da Irmandade bate à Porta Regral, para que lhe seja entregue a Imagem do Senhor Santo Cristo. Esta passagem, que é simbolizada pela entrega do báculo pela Irmã Superiora, significa que a responsabilidade da guarda da Imagem, enquanto estiver no exterior, ficará a cargo da Irmandade. A Imagem, no seu majestoso andor com cerca de 300 quilos, depois de dar a volta ao Campo de São Francisco, entra no Santuário, sendo depois levada numa pequena procissão de velas, até à Igreja de São José, onde permanece toda a noite para a Solene Vigília.

Diante do Forte de São Brás, Quartel-General da Zona Militar dos Açores, uma Força constituída por elementos dos três Ramos das Forças Armadas e pela Banda Militar da ZMA, prestou honras militares à passagem do andor. Já no recolher da procissão coube à Polícia do Exército a Guarda de Honra ao Senhor Santo Cristo dos Milagres.

No Domingo, dia maior da festa, os habitantes da cidade de Ponta Delgada esmeram-se para que todas as ruas estejam enfeitadas com lindíssimos tapetes de flores e as varandas engalanadas com as mais ricas e belas colchas, para a passagem da procissão, que, como sempre, a juntar à imensa multidão que todos os anos se aglomera para acompanhar e ver passar o cortejo, também é acompanhada por uma grande representação das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

Este ano a procissão contou com a presença do Comandante Operacional dos Açores, TGen, Piloto Aviador, Amândio Miranda, do Comandante da Zona Marítima dos Açores, Comodoro Valentim Rodrigues, do Comandante da Zona Aérea dos Açores, BGen Eduardo Faria,do 2º Comandante da Zona Militar dos Açores, Coronel Sebastião Macedo, do Comandante do Regimento de Guarnição Nº2, Coronel Romão, do Comandante da Base Aérea Nº4, Coronel César Rodrigues, do Major Pedro Rosa da Guarda Nacional Republicana e do Superintendente Poças Correia da Policia de Segurança Pública.