O Major Capelão Leonel Castro foi agraciado com louvor e Medalha de Serviços Distintos – Grau Prata – pelo General Joaquim Borrego, Chefe de Estado-Maior da Força Aérea, por despacho de 17 de Fevereiro de 2020.

A atribuição da Medalha e Louvor é o merecido reconhecimento de 18 anos de dedicação à Instituição. Desde de 2002 colocado na Academia da Força Aérea é de assinalar que o “o seu envolvimento com a comunidade discente vai muito além da Unidade Curricular de Ética e Deontologia Militar que lecciona. A constante presença física que mantém na Academia da Força Aérea tornaram há muito o Capelão Castro num refúgio para todos os alunos”. Assegura também os restantes órgãos do complexo de Sintra, a Base Aérea nº1 – onde celebra Eucaristia semanalmente na capela da Unidade – e o Museu do Ar. Em todo o complexo é notória a “proximidade aos alunos e mesmo a todo o efetivo […] tornaram o Capelão Castro num conselheiro valioso e consequente junto de todo o Staff de Comando”.

As existência e as excelentes atuações do Coro da Força Aérea muito devem ao Capelão Castro, que é “digno de particular registo o empenho e dedicação que tem demonstrado nestes últimos anos na dinamização e promoção do Coro da Academia, tendo contribuído de forma indelével para o seu sucesso, o que em muito prestigia a Força Aérea Portuguesa.”.

Várias outras atividades são referidas para evidenciar a prestimosa colaboração que o Capelão sempre teve para com a Força Aérea, não só nas demais celebrações religiosas, como nas iniciativas do Centro de Assistência Religiosa da Força Aérea e nas atividades desportivas da instituição.

No despacho de 17 de Fevereiro de 2020, publicado na Ordem de Serviço nº 004/EMFA do passado dia 17 de Junho de 2020, pode ler-se que as competências e permanente disponibilidade do Major Capelão Leonel Castro “têm sido preponderantes para o cumprimento da missão da Academia da Força Aérea nos últimos anos, resultando deste nível de empenho, honra e lustre para a Força Aérea”.