Na Missa de abertura da segunda sessão do Sínodo sobre a sinodalidade, o Papa Francisco fez um apelo poderoso a todos os fiéis, convocando-os a rezar pela paz no mundo nos dias 6 e 7 de outubro, pedindo a intercessão de Nossa Senhora. Nas suas palavras, o Santo Padre realçou a importância da comunidade cristã estar “sempre a serviço da humanidade para proclamar a alegria do Evangelho a todos”, especialmente em tempos de crise, quando “os ventos da guerra e os fogos da violência continuam a devastar povos e nações inteiras”.

No dia 6 de outubro, às 16h (hora de Portugal), o Papa rezará o terço na Basílica de Santa Maria Maior, acompanhado pelos participantes da Assembleia Sinodal de diversos continentes. No dia seguinte, 7 de outubro, será um dia especial de oração e jejum, dedicado ao dom da paz no mundo.

D. José Ornelas, Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, sublinhou que unir-se em oração e jejum significa “aderir ao projeto de Deus, que é um projeto de redenção do mundo, não pela violência, mas pela paz, pela fraternidade”. O prelado destacou a importância de encontrar soluções pacíficas para os problemas globais, sem recorrer às armas.

A Conferência Episcopal Portuguesa convida todos os cristãos, famílias, paróquias, comunidades religiosas, dioceses e instituições eclesiais a unirem-se em oração durante esses dois dias, em comunhão com o Santo Padre.

20241003_NotaCEP_OracaoJejumPaz