
O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, atribuiu a Medalha da Defesa Nacional, de 4.ª classe, ao Cabo-Mor Simão Pedro Cardoso Silva Carvalho, da Marinha Portuguesa, em reconhecimento pelos serviços exemplares prestados como secretário e motorista pessoal de D. Rui Valério, anterior Administrador Apostólico do Ordinariato Castrense de Portugal.
Desde janeiro de 2024, o Cabo-Mor Carvalho tem demonstrado excecional profissionalismo e competência técnica, destacando-se pelo seu elevado sentido de dever, lealdade e capacidade de adaptação em diversas situações, tanto planeadas como imprevistas. A sua atuação tem sido fundamental no apoio logístico a eventos, cerimónias religiosas e deslocações oficiais.
“O Cabo-Mor Simão Carvalho tem evidenciado um profissionalismo exemplar e espírito de abnegação, ultrapassando as suas atribuições normais com dedicação notável.”
Entre os aspetos mais relevantes do seu serviço, destacam-se:
– Apoio logístico impecável nas deslocações do Administrador Apostólico
– Sensibilidade e humanidade no acompanhamento de familiares em cerimónias fúnebres
– Contributo decisivo para o bom funcionamento da Capelania-Mor
– Espírito de equipa no apoio aos colegas e superiores
Dotado de excelentes capacidades de comunicação e sentido crítico, o militar tem sido um elemento fundamental para o cumprimento das missões da Diocese das Forças Armadas e Forças de Segurança, contribuindo para o prestígio institucional e para a eficiência operacional.
A condecoração foi concedida nos termos do Regulamento da Medalha Militar, reconhecendo o mérito excecional do Cabo-Mor Carvalho e o seu contributo exemplar para as Forças Armadas Portuguesas.