Em 23 de Fevereiro partiram para a Terra Santa, em peregrinação, um grupo de 45 peregrinos, provenientes de várias localidades da área de Lisboa, constituído por militares, familiares e civis.

Durante uma semana, este grupo pode percorrer passo a passo, os caminhos outrora percorridos por Jesus Cristo, os locais da sua pregação e dos seus milagres, até ao local por excelência que é o Santo Sepulcro.

Foi um tempo de profunda vivência da fé cristã, de recordar as passagens das Escrituras que eram lidas em cada local que se visitava, com a excelente explicação, quer por parte do Guia local BENO, quer por parte do Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério, que aprofundava a reflexão em cada local e a transportava para os nossos dias, como forma de assimilarmos os ensinamentos de Jesus para os podermos viver na nossa vida.

Para além das celebrações diárias da Eucaristia, dois momentos marcaram profundamente o grupo: a renovação das promessas de matrimónio dos casais presentes, na Igreja que assinala as Bodas de Caná da Galileia, e a renovação das promessas de Batismo no rio Jordão, de todo o grupo de peregrinos.

Foi uma semana totalmente preenchida com as visitas a todos os locais programados, de uma forma muito bem planeada, organizada e vivida intensamente por todos.

Todos regressamos a Portugal, ainda que cansados, mas com a alma inundada de alegria, fortalecidos na fé e totalmente cheios de grandes recordações. Foi muito bom visitar a Terra de Jesus com a Bíblia na mão, pois só assim se pode compreender melhor as narrações das Escrituras, referentes aos locais que foram visitados por nós.”

Para além de D. Rui Valério, também participou o P. Jorge Matos, ex-Capelão Adjunto do Exército, que promoveu e organizou esta peregrinação à Terra Santa.