Decorreu hoje, 15 de fevereiro, a reunião do Conselho Presbiteral da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, em modo digital.
Depois da oração inicial procedeu-se à leitura e aprovação da Ata da reunião anterior.
Reflexão sobre Relatório Final da Comissão Independente para
o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa, JMJ Lisboa: ponto de situação – participação dos Militares, Caminho quaresmal na senda das JMJ, Partilha sobre cada Ramo/setor, pelos respetivos conselheiros representantes, Informações sobre o Encontro de Famílias Militares, Missa crismal, Celebração Bênção Finalistas, PMI, PMN a Pé, PMNFátima, foram os pontos da agenda apresentados pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério.
Estes e outros assuntos foram discutidos por este órgão consultivo do Bispo, D. Rui Valério, para os assuntos relacionados com o governo da Diocese. Dele fazem parte capelães dos três Ramos das Forças Armadas e das Forças de Segurança e ainda um membro em representação dos capelães reformados.
Estiveram presentes o pe. Loureiro, Vigário Geral Castrense e Capelão Adjunto para o Exército, pe. Fanha, Capelão Adjunto para a Polícia de Segurança Pública, pe. Borges, Capelão Adjunto para a Guarda Nacional Republicana, pe Jorge Almeida, Capelão Adjunto para a Força Aérea, pe. Diamantino Teixeira, Capelão Adjunto para a Marinha, pe. Benjamim, Capelão do HFAR, polo do Porto, pe. Licínio, Capelão do Instituto dos Pupilos do Exército, pe. Leonel de Castro, Capelão da Base Aérea Nº1, pe. Fernando Monteiro, Capelão do RAAA1, e pe Ricardo Barbosa, Capelão do Regimento de Comandos, pe. Santiago, Capelão da Guarda Nacional Republicana, pe. Marco Belchior, Capelão da Escola de Tecnologias Navais e o pe. José Ilídio, representante dos capelães aposentados.
A próxima reunião do Conselho Presbiteral ficou marcada para dia 5 de junho.