Às 11 horas do dia 27 de Setembro, em Roma, o Papa deu início a uma campanha global de sensibilização para o drama das migrações. D. Manuel Linda comprometeu-se com ela.

À mesma hora, de facto, 165 Cáritas nacionais de praticamente todos os países do mundo, realizaram acções de sensibilização para uma nova cultura do encontro, grandemente necessária neste tempo tempo em que as circunstâncias tendem a fazer com que desconfiemos de tudo e de todos.

Em Portugal, a cerimónia de lançamento decorreu no emblemático «Padrão dos Descobrimentos», já por natureza expressão de um marco histórico de encontro de raças e de culturas e formas cooperantes de vida. O Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança associou-se à campanha, a decorrer ao longo de dois anos, e prometeu trazer o tema ao conjunto das suas preocupações.

Para documentação a respeito dessa absoluta urgência de mudança de mentalidades e de abertura ao outro, sugeres-se uma visita à página web da Caritas portuguesa ou ao seguinte link: (copiar e colocar na barra de pesquisas)

https://www.dropbox.com/sh/oa0eb95slthkabl/AACbU9fEa5f_VKJGI88XPH4ca?dl=0&preview=GUIA+DE+CAMPANHA.pdf

http://www.caritas.pt/site/nacional/