O MGEN João Paulo Silva Esteves Pereira, Comandante da Unidade de Segurança e Honras de Estado, da GNR, concedeu extenso louvor que nos apraz publicar.

Louvo o Tenente Coronel do Serviço de Assistência Religiosa NM 2150001 – ANTÓNIO RODRIGUES BORGES DA SILVA, pelas suas exececionais qualidades e virtudes profissionais e abnegação reveladas ao longo dos dois anos de serviço prestado como Capelão desta Unidade.

Oficial distinto, possuidor de um nível cultural fora do comum, realça-se pelas inúmeras iniciativas de cariz social, disponibilidade para ouvir, aprofundar e apoiar a quem ele recorre e muitas vezes antecipando os problemas e aconselhando o comando da Unidade. Assim vem exercendo a competente ação de apoio e de conforto moral junto daqueles que dela mais necessitam, quer se trate de questões de índole profissional, pessoal, familiar, saúde ou de outra natureza.

Dotado de um espírito proativo, salienta-se pelo planeamento, organização e execução de todos os eventos e atos religiosos, destacam-se as tradicionais festas comunitária, nomeadamente, pelo Natal e Páscoa em que com a sua natural boa disposição a todos envolve e cativa. De igual forma, tem-se preocupado com o levantamento dos problemas sociais mais prementes, confortando-os com a sua presença e fomentando ações de recolha de donativos, vem demonstrando a importância crucial que constitui para a Unidade.

Detentor de um elevado espírito de obediência, dotes de caráter e pela afirmação de reconhecida coragem moral, é o Tenente Coronel BORGES DA SILVA, merecedor de ser enaltecido pelas qualidades e virtudes evidenciadas que vem conquistando a estima e consideração de todos os oficiais, sargentos e guardas, quer sejam eles crentes ou não crentes, apoiando sempre quem mais carece, e revelando uma extraordinária aptidão para bem servir em todas as circunstâncias e permanente disponibilidade, sendo por isso digno de ser considerado como uma referência para todos os que servem a Unidade de Segurança e Honras de Estado e a Guarda Nacional Republicana. (Despacho de 10MAI17) 2)