Antigo Capelão Adjunto para a Assistência Religiosa no Exército fornece importante contributo para a história do Ordinariato.
A obra saiu no preciso dia em que, na Academia Militar, se assinalavam as «bodas de ouro» do primeiro curso de capelães. Com o subtítulo de “Subsídio para a história da Igreja em Portugal” e a chancela das Edições Paulinas, a obra do P. António Simões possui uma componente autobiográfica, mas também apresenta outros capítulos que fornecem dados importantes para a história de uma Igreja que se faz presente nas situações em que os seus fiéis se encontram. Eis os títulos de alguns: “Notas biográficas dos colegas do 1º Curso de Capelães Militares”; “Opiniões sobre a presença dos capelães militares na Guerra do Ultramar (1961-1974)”; “Cursos de Capelães ao longo dos cinquenta anos (1967-2017)”; “Assistência religiosa aos militares na Madeira”; “Ordinariato ou Diocese Castrense”; “A celebração dos 50 anos do 1º Curso”.
Esta publicação vem juntar-se a outros estudos monográficos e constitui fonte de documentação para uma obra científica, indispensável, sobre o Ordinariato Castrense para Portugal.