ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA SAÚDE

D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança

Atende, Mãe gloriosa, como tens sempre atendido, a prece que hoje Te elevamos: que sejamos protegidos de todo o mal. Concede-nos, a nós e à nossa cidade, saúde, paz e esperança.

Nossa Senhora da Saúde, apresento-me hoje à Tua presença, no dia marcado para a gloriosa Procissão com que o santo Povo de Deus Te glorificava em gesto de louvor e agradecimento por teres protegido no passado a cidade de Lisboa. A Teus pés me prostro, no Teu regaço me coloco, trazendo comigo, no coração e no pensamento, todos os que servem nas Forças Armadas e nas Forças de Segurança de Portugal.

Hoje, é nosso o Teu canto e, por isso, todos nós dizemos: “a minha alma glorifica o Senhor, e o meu espírito exulta em Deus nosso Salvador”( Lc 1, 46-27) porque com a Tua mediação fomos poupados a efeitos ainda mais nefastos desta pandemia. Graças a Ti, hoje podemos louvar-Te e bendizer-Te porque nos protegeste e com a Tua ternura nos defendes.

Dirigimos a Ti a nossa gratidão, Senhora da Saúde, porque nas horas dramáticas, quando Portugal nos chamou para a linha da frente para combater a pandemia, sentimos crescer, dentro de nós, Militares e Elementos das Forças de Segurança, o ardor da prontidão e a grandeza da disponibilidade para nos pormos ao serviço dos portugueses, oferecendo o nosso esforço, as nossas forças, a nossa ciência, a nossa vida.

Bendizemos-Te, Senhora da Saúde, por acalentares dentro da alma e do coração de cada um de nós um intenso espírito de dever, mas sobretudo a irrupção de uma renovada consciência de fraternidade onde se enraíza o sentido de solidariedade para com a Nação e uma ardente compaixão para com os mais frágeis.

Aos Teus cuidados maternais, Nossa Senhora da Saúde, confiamos todas e todos os que, na Marinha, no Exército, na Força Aérea, na Guarda Nacional Republicana e na Polícia de Segurança Pública, servem Portugal e os portugueses. Vela por eles, com a intensidade com que velaste nas bodas de Caná, para que a ninguém venha a faltar saúde, coragem e ardor no serviço.

Como no Calvário estiveste aos pés da Cruz de Jesus, continua presente junto a cada Militar e junto a cada Elemento de Segurança. E se a Cruz foi para a salvação do mundo, a ação das Forças Armadas e das Forças de Segurança é defender a vida e garantir segurança e dignidade a todos os cidadãos.

Nossa Senhora da Saúde, há camaradas que contraíram a infeção pandémica, estão doentes, afastados da família, privados do que amam. Para eles suplicamos o Teu materno auxílio, rogamos a Tua bênção, pedimos a Tua intercessão para que recuperem, sejam curados e regressem brevemente às suas famílias e ao labor do serviço da Pátria que tanto deles necessita.

Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós e protegei-nos. Amen!

https://www.facebook.com/ordinariatocastrense/videos/882962808836178/