Quem disse que os jovens são fúteis e só pensam em diversão?
No passado Domingo, dia 12 de março de 2017, no Barreiro, salão da Igreja de Santo António da Charneca, reuniram-se 11 cadetes da Escola Naval, para fazerem o seu retiro, em vista da recepção dos Sacramentos da Iniciação Cristã em 05ABR17.
O dia começou com uma reflexão sobre a felicidade e o caminho a trilhar para a alcançar. Orientados pelo Capelão Licínio Silva, tiveram a oportunidade de fazerem uma análise das suas vidas, da presença de cada um na sociedade e da importância de serem jovens e serem cristãos, no seio da mesma.
Com o almoço, manifestou-se o espírito de equipa, com todos a colaborarem na preparação do mesmo.
Na parte da tarde, em grupo, foram todos para a praia, onde tiveram a possibilidade de reflectir sobre as dificuldades, os problemas, os vícios e todos os pecados que vão fazendo parte das suas vidas e, aproveitando o ambiente descontraído da praia, prepararam-se para, na mesma igreja onde o dia começou, se reconciliarem.
Com este dia, os jovens cadetes sentiram o peso do caminho mal andado, sair de cima de si mesmos e a leveza da liberdade a instalar-se no mais profundo das suas vidas.
Com a celebração da Eucaristia terminou-se o retiro. Com ela sentiram a presença real de Deus e do seu amor a inundar-lhes o ser e a responsabilidade de serem no meio da sociedade, o rosto visível da misericórdia de Deus.