Decorreu hoje, 7 de julho, a reunião do Conselho Presbiteral da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, em modo digital.

 
Depois da oração inicial D. Rui Valério introduziu a agenda:
1. Balanço da aplicação do Plano Pastoral 2019-20;
2. Elementos e contributos para Ano Pastoral 2020-2021;
3. Atividades programadas.
 
Os capelães fizeram um balanço das atividades realizadas durante o confinamento e todos sublinharam o esforço realizado para se tornarem presentes e próximos junto das U/E/O’s através de meios telemáticos e do telefone.
 
Apesar do confinamento, capelães houve que continuaram a marcar presença física nos seus locais de trabalho.
 
“Grupos de Oração” e o “Digital” como meios de “ir ao encontro”, tal como reflete o tema do Plano Pastoral 2019/2022, foram alguns dos temas debatidos pelos conselheiros do Ordinariato Castrense, que também referiram algumas celebrações próximas, nomeadamente a Missa Crismal, o Dia S. João de Capistrano. Patrono dos Capelães Militares, e o Encontro de Famílias..
 
Estiveram presentes o pe. José Ilídio, Vigário Geral Castrense e Capelão Adjunto para a Marinha, pe. Loureiro, Capelão Adjunto para o Exército, pe. Agostinho Freitas, Capelão Adjunto para a Guarda Nacional Republicana, pe. Fanha, Capelão Adjunto para a Polícia de Segurança Pública, pe Jorge Almeida, Vigário Judicial Castrense, pe Joaquim da Nazaré Domingos, capelão do HFAR, pe. António Borges, capelão da Academia Militar, pe. Fernando Monteiro, Chanceler do Ordinariato Castrense e o pe. António Teixeira, capelão Aposentado.
 
A próxima reunião do Conselho Presbiteral do Ordinariato Castrense será agendada na próxima Reunião de Consultores, no dia 8 de setembro.