Maceda, Ovar – A Base Aérea N.º 8 (BA8), em Maceda, Ovar, foi palco de uma celebração do Sacramento da Confirmação (Crisma) ontem, dia 26 de junho. A Missa foi presidida pelo Ordinário Castrense de Portugal, D. Sérgio Dinis, que, na sua homilia, desafiou os crismandos a serem protagonistas da fé, tal como são protagonistas na sua vida militar e civil.

A celebração, que decorreu na Capela da Base Aérea 8, contou com a presença de sete crismandos, entre militares e civis da BA8 e do Regimento de Infantaria N.º 10. A Eucaristia foi animada pelo cantor Professor João Carlos Soares, e os acólitos da Paróquia de Veiros apoiaram a cerimónia.

Na sua homilia, D. Sérgio Dinis refletiu sobre as leituras de Génesis (Gn 16,1-12.15-16) e do Evangelho de Mateus (Mt 7, 15-20), sublinhando a importância da escuta e prática da Palavra de Jesus. O Bispo Castrense alertou para os perigos da impaciência, exemplificada na história de Sarai, e sublinhou que a fé “não se mede por palavras bonitas ou por boas intenções, mas por decisões concretas”.

Dirigindo-se diretamente aos jovens crismandos, D. Sérgio Dinis comparou a vida da fé à vida militar, onde “é preciso escutar ordens — e cumpri-las com coragem e fidelidade”. O Espírito Santo, frisou, vem para transformar os fiéis de “espectadores da vida cristã” em “protagonistas: soldados da paz, pilotos da esperança, construtores do Reino”.

O Ordinário Castrense detalhou os sete dons do Espírito Santo que os crismandos recebem: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus. D. Sérgio Dinis explicou que estes dons não são “medalhas para exibir”, mas sim “instrumentos para servir”.

Recordando a disciplina e o trabalho em equipa valorizados na Força Aérea, o Bispo salientou que o Espírito Santo “treina” os fiéis para serem “vozes de paz, mãos de reconciliação, presenças de bem”. Concluiu a sua homilia com um apelo aos jovens: “Deixai-vos guiar pelo Espírito. Não vos contenteis com palavras soltas. Sede casa bem construída, vida bem fundamentada, missão bem assumida. Que a vossa fé voe alto, como as asas que vos inspiram.”

A cerimónia contou com a presença de diversas individualidades militares e religiosas, incluindo o Comandante da Base Aérea N.º 8, Coronel Sérgio Estrela, a Comandante do Grupo de Apoio, Tenente-Coronel Catarina Carlos, e o Comandante de Manutenção Aeronáutica, Tenente-Coronel João Lopes. Estiveram também presentes os Capelães Adjuntos do Exército e da Força Aérea, Benjamim Silva e Leonel Castro, e o Capelão da Base Aérea N.º 8, do Regimento de Engenharia 3 e Infantaria 10, Padre Jorge Gonçalves. Completaram a assistência o Comandante do Grupo Operacional, Major Alexandre Silva, e um conjunto de Oficiais, Sargentos, Praças e Trabalhadores Civis.