Alfeite, 7 de junho de 2025 – Na véspera da solenidade de Pentecostes, a Capela de Nossa Senhora do Mar, na Base Naval do Alfeite, acolheu uma celebração especial presidida por D. Sérgio Dinis, Bispo do Ordinariato Castrense de Portugal. Durante a Missa da Vigília de Pentecostes, doze jovens e adultos, membros da Marinha Portuguesa, receberam os Sacramentos de Iniciação Cristã – Batismo, Eucaristia e Crisma –, marcando um momento significativo na sua vida espiritual e no seio da comunidade militar.
Na homilia, D. Sérgio Dinis destacou a ação renovadora do Espírito Santo, inspirando-se nas leituras do dia (Ez 37, 1-14; Rm 8, 22-27; Jo 7, 37-39). Dirigindo-se aos catecúmenos e confirmandos, o Bispo Castrense sublinhou que, através dos sacramentos, “a vossa vida é recriada” e transformada pelo mesmo Espírito que “sopra vida onde só havia morte”.
“O mundo à vossa volta tem sede – sede de paz, de verdade, de amor”, afirmou D. Sérgio, exortando os novos cristãos a serem “fontes” dessa esperança: “Não tenhais medo de ser diferentes. Vivei a fé com coragem. O mundo precisa de vós.”
A cerimónia contou com a presença de altas patentes da Marinha, incluindo o Comandante Francisco Rebocho Antunes, Presidente do Conselho de Administração do Arsenal do Alfeite, o Comandante Dário Pinto Moreira, Comandante da Base Naval de Lisboa, e o Comandante António Neves Rodrigues, Comandante da Escola de Tecnologias Navais. Vários capelães militares concelebraram, entre eles o Capelão Adjunto para a Armada, Pe. Diamantino Teixeira.
Este momento, inserido na formação espiritual dos militares, reforçou o sentido de missão e serviço, tão caros à identidade da família naval. No final, D. Sérgio Dinis desafiou os presentes a deixarem-se conduzir pelo “vento forte do Espírito”, como “velas desfraldadas, prontas a partir”.
Assim, no Alfeite, celebrou-se não apenas o dom do Espírito Santo, mas também o compromisso renovado de uma Igreja que caminha, serve e testemunha no coração das Forças Armadas.